Santuário de Fátima com casa para jovens

No Santuário de Fátima, na antiga capela da reconciliação na colunata sul encontra-se a Casa Jovem. Quem lá chega tem à sua espera uma equipa de acolhimento que o encaminha para uma sala de convívio, para uma sala onde são projectados filmes ou para um local mais reservado de oração na capela.

Há dois anos este espaço abriu, revitalizando uma resposta já existente no Santuário de Fátima. O objectivo, explica o padre Angel Ramirez, responsável pela casa é levar a mensagem de Fátima “de forma específica aos jovens”.

O primeiro passo é o acolhimento. “ O jovem de hoje é muito afectivo mas também está muito desestruturado”, explica o sacerdote que deseja “criar um ambiente de lar” que leve os jovens a sentirem-se à vontade para falar de si “antes de qualquer catequese”.

Na sala de convívio pode beber-se um café, ou um chá enquanto e se lê um livro sobre a espiritualidade de Fátima. “Um local propício para o convívio entre nacionalidades, por exemplo, e para uma boa conversa descontraída”.

Em 2009, a Casa jovem abriu apenas durante um mês e foi visitada por cerca de 2500 jovens. Este ano, decidiu abrir as portas durante quatro meses, desde Junho até Setembro. Segundo o responsável visitam o espaço cerca de 200 jovens por fim-de-semana.

Há muitos estrangeiros que procuram a casa, espanhóis e italianos, que através da Internet ou até mesmo do Posto de Turismo de Fátima, tomam conhecimento da existência deste local que lhes é destinado. Os estrangeiros “surgem mais em grupo, os portugueses aparecem mais sozinhos”, explica o padre Angel.

São várias as congregações a dinamizar o local. O Movimento Mensagem de Fátima, as Irmãs Oblatas de Maria Virgem de Fátima, os Servos e Servas do Coração Imaculado de Maria, Aliança de Santa Maria, são congregações habituadas a trabalhar com a juventude e que, juntamente com a Pastoral Juvenil de Leiria e os Convívios Fraternos da diocese, dinamizam o espaço.

São também eles os responsáveis pelas orações realizadas na capela. Decorada de forma descontraída, num ambiente de oração, os jovens são convidados a rezar em dois momentos do dia – um de manhã e outro à tarde. Está também disponível a adoração ao Santíssimo sacramento.

No futuro, os responsáveis prevêem a possibilidade de a Casa Jovem funcionar “como um albergue”, recebendo continuamente e disponibilizando um programa de actividades estruturado para conhecimento e participação de todas as dioceses.

Partilhar:
Scroll to Top