Santiago de Compostela: Guarda Nacional Republicana começa operação «Bom Caminho» e partilha conselhos

Na Semana Santa e no período do Verão vai realizar patrulhas conjuntas com a Guardia Civil

Foto: gnr.pt

Lisboa, 07 jan 2022 (Ecclesia) – A Guarda Nacional Republicana (GNR) informou hoje que começa a sua Operação ‘Bom Caminho’ de “visibilidade e o patrulhamento de proximidade” e “proteção e segurança” dos peregrinos de Santiago de Compostela, até dia 31 de dezembro de 2022.

“Pretende-se reforçar a presença nos locais mais vulneráveis à passagem dos peregrinos, nomeadamente locais isolados e ermos, infraestruturas de acolhimento e locais de grande concentração, através de patrulhamento específico e ações de sensibilização, tendo em vista transmitir os principais conselhos de segurança”, explica a GNR.

A Guarda Nacional Republicana explica que a Operação ‘Bom Caminho’ vai realizar-se ao longo do Caminho Português, do Caminho Português da Costa e do Caminho Português Interior, através dos Comandos Territoriais do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

“A Guarda irá manter um conjunto de atividades operacionais que contribuem para o sentimento de segurança e a visibilidade junto dos peregrinos, nos diferentes percursos”, sublinha.

A GNR informa também que nos períodos de maior afluência de peregrinos para Santiago de Compostela, “em particular na Semana Santa e no período do verão”, vai realizar patrulhas conjuntas com a Guardia Civil espanhola.

A organização militar portuguesa destaca a “importância dos ‘Caminhos de Santiago’”, remontam ao século IX, e recorda que têm tido “um crescimento exponencial”, nos últimos anos, principalmente desde as Jornadas Mundiais da Juventude em Santiago de Compostela, em 1989, e da classificação como Património da Humanidade, pela UNESCO, em 1993.

A Guarda Nacional Republicana partilha 10 conselhos para o caminho e começa por sugerir aos peregrinos que planeiem o percurso antecipadamente, que evitem “desviar-se do percurso” e caminhar apenas de dia, que caminhem pelos passeios ou “na ausência pelas bermas”, nos albergues não deixar “bens/dinheiro ao alcance de terceiros” e ter sempre o documento de identificação (cartão de cidadão/passaporte e cartão europeu de saúde).

Em Santiago de Compostela vive-se um Ano Jacobeu com o tema ‘Sai da tua terra! O Apóstolo espera por ti’; Começou a 31 de dezembro de 2020, com a abertura da Porta Santa da Catedral Compostelana, e o Papa Francisco autorizou a continuação do Jubileu até 2022, devido à situação provocada pela pandemia de Covid-19, que impede a realização de peregrinações.

CB

Partilhar:
Scroll to Top