Santarém: Museu diocesano promove uma observação astronómica noturna

Santarém, 12 jul 2024 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém, que está a comemorar o 10º aniversário, promove uma observação astronómica noturna, intitulada «Contemplar o Céu», esta sexta-feira, dia 12 de julho, entre as 21h00 e as 00h00.

“Uma oportunidade única para conhecer o museu fora do horário normal, fazer uma visita guiada ao céu, subir à torre para observar os astros e aproveitar a vista”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Em continuidade com as edições anteriores, o Museu Diocesano de Santarém volta a propor uma observação astronómica noturna, acompanhada de vídeo-projeção de software de astronomia e visita guiada ao céu, onde se identificam os objetos mais notáveis à vista desarmada, destacando-se as estrelas, planetas e constelações visíveis na observação.

A 5.ª edição da observação astronómica noturna realiza-se no pátio interior e na Torre Medieval, onde os participantes vão poder subir para observar a Lua e disfrutar da vista noturna para a cidade de Santarém.

O Museu Diocesano de Santarém está a celebrar o 10º aniversário e apresentou o programa «+Museu 2024».

A programação cultural do Museu Diocesano de Santarém vai estar centrada em três eixos: “Celebração do 10º aniversário do museu (2024); 50 anos do 25 de abril – liberdade (2024) e 50 anos da criação da diocese de Santarém (2025 – início das comemorações em julho 2024)”.

A abertura solene do Museu Diocesano de Santarém decorreu a 12 de setembro de 2014, na presença do então presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva; no dia 10 de setembro de 2016, a Catedral e o Museu Diocesano de Santarém receberam a cerimónia de descerramento da placa comemorativa do Prémio ‘Europa Nostra 2016’, atribuído pela União Europeia (UE), pelo seu projeto de reabilitação; em 2015, venceu a oitava edição do Prémio Vasco Vilalva, atribuído anualmente pela Fundação Gulbenkian.

Em 2025, a Diocese de Santarém celebra os 50 anos da sua criação e vai viver um Jubileu Diocesano (2024-25); a abertura deste ano jubilar está agendada para o próximo dia 16 de julho e o seu encerramento no dia 4 de outubro de 2025, data de ordenação do primeiro bispo da diocese, D. António Francisco Marques.

LFS/CB

 

Partilhar:
Scroll to Top