Santarém: festas e romarias

Foto: www.bencaodogado.pt

 

22 de julho a 1 de agosto de 2022

Riachos – “Festa da Bênção do Gado”

A mais significativa manifestação da religiosidade popular das gentes dos Riachos, Torres Novas, é a festa em honra de São Silvestre, patrono dos lavradores, dos campos e do gado.

Também conhecida como “Festa da Bênção do Gado”, a programação conta com a Procissão do Senhor Jesus dos Lavradores, que este ano se realiza no dia 29 de julho, iniciando-se às 17h com Missa na Igreja de Santiago em Torres Novas (onde se guarda a imagem milagrosa de Cristo Crucificado, de invocação “Senhor Jesus dos Lavradores”) seguindo-se a procissão com a imagem até à Paróquia dos Riachos.
Mas é no domingo, 31 de julho, que ocorre ao momento alto destas festividades, com o Cortejo da Bênção do Gado, pelas 16h: “em frente à Igreja Paroquial, o Pároco procederá à Bênção dos animais, mas também das alfaias agrícolas engalanadas com temática rural, assim como de carros de outras atividades económicas locais”.

A devoção ao Senhor Jesus dos Lavradores tem origem numa lenda medieval, que conta que, estando os lavradores no campo, a junta de bois se negou a avançar quando embateu num túmulo. Dentro dele, encontrou-se a imagem do Senhor Crucificado, e o achado, entendido como um milagre, gerou esta profunda e duradoura corrente de devoção.

 

15 de agosto

Tancos e Arripiado – “Festa do Rio e das Aldeias”

A 15 de agosto, tradicionalmente, as aldeias de Tancos (Vila Nova da Barquinha) e do Arripiado (Chamusca), separadas pelo rio Tejo, unem-se em festa e romaria, no dia em que a Igreja celebra a solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria.

Por regra, a cada ano e alternando, um dos padroeiros atravessa o rio de barco, acompanhado pela respetiva banda, para se juntar em procissão ao congénere da outra margem.

Em 2022, e após o interregno imposto pela pandemia, será o padroeiro da aldeia do Arripiado, São Marcos, a juntar-se à imagem de Nossa Senhora da Piedade, que o aguardará com a comunidade, no cais de Tancos, pelas 17h45.

Às 18h está prevista a celebração da Eucaristia, na pequena Capela de Nossa Senhora da Piedade, que reabrirá ao culto depois de obras de reabilitação recentemente promovidas.

 

2.º Domingo de Setembro

Tomar – Círio de Nossa Senhora da Piedade

O Círio de Nossa Senhora da Piedade percorre a cidade de Tomar, desde a Mata Nacional dos Sete Montes – num cortejo com cavalos, burros, charretes, anjinhos, mulheres com fogaças, gaiteiros, e pendão – até à Igreja de São João Batista. Aqui, o pároco entrega o Círio à cavaleira e a procissão, com andor e banda, segue até ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, situado num monte com vista panorâmica para a cidade e para o Convento de Cristo, onde se celebra a missa campal com centenas de fiéis e bênção das ofertas.

Templo edificado em 1397 pelo alcaide de Óbidos, à imagem de Nossa Senhora de Piedade que aí se venera os fiéis reconheceram, ao longos dos séculos, numerosos milagres.

No século XIX construiu-se uma monumental escadaria de quase 300 degraus, muito contribuindo para o aparato processional desta celebração.

___________
Este artigo faz parte da Edição especial da Agência ECCLESIA “Festas da nossa Terra” publicada em agosto 2022

Partilhar:
Scroll to Top