Santarém: Faleceu o padre António Marques Garcia

Santarém, 30 jan 2024 (Ecclesia) – O padre António Marques Garcia faleceu hoje aos 91 anos, na Unidade de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) do Centro de Bem Estar Social de Almeirim, informou a Diocese de Santarém.

Desde 28 de fevereiro de 2020 que ali residia, altura em que se acentuou a “sua fragilidade física”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O corpo do padre António Garcia é levado hoje para a Igreja Paroquial de São João Batista de Almeirim, onde permanece até esta quarta-feira, às 10h00.

Antes do funeral, na manhã de quarta-feira é celebrada uma Missa, pelas 09h00, seguindo-se depois a saída do corpo para a Igreja Paroquial de Freixo, Guarda, terra Natal do sacerdote, lugar onde é realizada novamente uma celebração, antes do sepultamento, no cemitério local.

Nascido a 15 de setembro de 1932, na freguesia do Freixo, na Guarda, o padre António Garcia foi ordenado em agosto de 1960, para o serviço da Diocese de Lisboa.

A juntar ao curso de Teologia que realizou nos Seminários do Patriarcado, o sacerdote fez um curso de Catequética no Instituto Pastoral de Madrid, tendo iniciado o serviço de ministério sacerdotal em outubro de 1960, como prefeito e professor de Educação Moral e Religiosa Católica no Seminário de Santarém.

“A partir de 1973 passou a ser professor de religião e depois professor de Educação Moral e Religiosa Católica no Liceu Nacional de Santarém”, informa a diocese.

Mais tarde, em 1975, mudou para a Diocese de Santarém, aquando da sua criação, e uns anos depois, em 1978, acumulou a função de professor com a de pároco de Abrã.

Mantendo-se como pároco de Almeirim, em 1990 passou a ser vigário forâneo de Almeirim por vários mandatos e foi ainda membro do Conselho Presbiteral no mandato de 2000-2003, tendo constituído uma Comissão para atualizar os Serviços Administrativos da diocese, incluindo a informatização.

Em 2012, o padre António Marques Garcia ficou pároco in solidum de Almeirim, ou seja, passou a ter colaboração do padre José Abílio e Silva Costa como pároco moderador.

Quatro anos depois, foi jubilado e passou a residir na Casa Sacerdotal em Santarém, colaborando nas paróquias da cidade até que lhe foi possível.

Ao longo da vida, o sacerdote procurou manter-se atualizado quer nas matérias teológicas e pedagógicas, quer no que se refere às novas tecnologias, e promoveu a constituição de várias equipas de casais de Nossa Senhora, tendo sido seu assistente; na sua ação pastoral deu particular realce à colaboração dos leigos.

“Na Estrutura Residencial de Idosos do Centro de Bem Estar Social de Almeirim, foi acolhido com particular amor e carinho pelos colaboradores que tantas vezes lhe manifestaram a sua gratidão pelo seu serviço na paróquia de Almeirim”, conclui a Diocese de Santarém.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top