Santarém: Diocese dá início ao jubileu dos seus 50 anos

Santarém, 16 jul 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Santarém dá início à celebração do Jubileu dos 50 anos da sua criação, com a Missa da dedicação da catedral, esta terça-feira, dia 16 de julho, às 20h30.

Este evento vai marcar também a dedicação do novo altar e a inauguração do novo presbitério, mas antes da Missa, às 20h00, haverá uma apresentação das peças do altar e do presbitério, por D. Bernardino Costa, abade de Singeverga, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As peças, da autoria do escultor Paulo Neves, são, também elas, um elemento icónico nesta efeméride.

Marcada pela realização de diversos eventos, que vão decorrer ao longo de mais de um ano, terminando a 4 de outubro de 2025, a celebração dos 50 anos da Diocese de Santarém pretende ser simultaneamente um momento de partilha e de reflexão para os cristãos, reconhecendo o dinamismo de fé herdado das gerações anteriores e, deste modo, reafirmar o compromisso da diocese, e da Igreja Católica em si mesma, para com a missão e a evangelização nestes novos tempos que vivemos.

Ao longo do Ano Pastoral 2024-2025, com a palavra inspiradora “Celebrar”, será destacada a importância da Liturgia e da Eucaristia.

Durante o período do jubileu vão ter lugar várias celebrações litúrgicas, catequéticas, pastorais, culturais e históricas, bem como peregrinações.

De destacar, nas peregrinações, as que vão envolver as Dioceses de Santarém e Setúbal, nomeadamente a peregrinação Diocesana a Fátima em maio de 2025, Peregrinação da Diocese de Setúbal a Santarém a 27 abril 2025 à Festa do Santíssimo Milagre e a visita conjunta ao Cristo Rei em junho de 2025.

Outro destaque é a iniciativa de fazer um Manuscrito do Livro dos Atos dos Apóstolos a realizar pelos fiéis em cada vigararia.

A Diocese de Santarém foi criada a 16 de julho de 1975, pela Bula Apostolicae Sedis Consuetudinnem do Papa Paulo VI, que nomeou D. António Francisco Marques como seu primeiro Bispo. A Catedral, dedicada à Imaculada Conceição, e a diocese, composta por 113 paróquias, faz parte da Província Eclesiástica de Lisboa.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top