Quaresma: Bispo de Viseu publica mensagem a assinalar «24 horas para o Senhor»

«Este tempo vivido em caminho Quaresmal aviva em cada um de nós sentimentos da prática da vida cristã» – D. António Luciano

Foto Jornal A Guarda/Francisco Barbeira, D. António Luciano

Viseu, 08 mar 2024 (Ecclesia) – O bispo de Viseu publicou  uma mensagem a assinalar a iniciativa ‘24 horas para o Senhor’, “um tempo forte de oração, de penitência e adoração ao Santíssimo Sacramento, em comunhão com o Papa Francisco”, que decorre entre hoje e sábado.

“Este tempo vivido em caminho Quaresmal aviva em cada um de nós sentimentos da prática da vida cristã, que continuam sempre atuais na vida da Igreja e das nossas comunidades. É importante que cada paróquia e comunidade organize a sua vida espiritual e pastoral de modo a tornarem-se verdadeiras Escolas de Culto Eucarístico”, pode ler-se.

A iniciativa quaresmal de oração e reconciliação introduzida pelo Papa é celebrada em todas as dioceses do mundo e, durante um dia, as paróquias e comunidades cristãs são convidadas a manterem as igrejas abertas, com o objetivo de oferecer a possibilidade aos fiéis de fazerem uma pausa num momento de adoração e a oportunidade de se confessarem.

Segundo D. António Luciano, este “é um tempo propício para os cristãos viverem a sua fé adulta, promovendo neste tempo santo da Quaresma o culto eucarístico, principalmente através da prática solene da adoração eucarística”.

“Como prática pastoral é importante viver este dia, distribuindo as horas de adoração eucarística por grupos eclesiais, com responsabilidade pastoral nas paróquias e comunidades, principalmente os movimentos eucarísticos”, indica.

Na mensagem sobre este dia, o bispo destaca que as 24 horas “podem ser vividas no silêncio, oração, cânticos e atos de piedade comunitários, assim como tempos fortes de adoração dinamizados por grupos”.

“A experiência deste dia através da prática da Lectio Divina, da Liturgia das Horas, da Via-Sacra, da meditação dos mistérios do terço, da celebração do Sacramento da Reconciliação, meios indispensáveis neste programa, que pode terminar com a bênção do Santíssimo Sacramento ou a celebração solene da Eucaristia”, destaca.

O bispo diocesano apela a “que nenhuma comunidade fique sem pelo menos promover algum tempo de oração comunitária, de jejum, prática da caridade e algumas horas de adoração solene ao Santíssimo Sacramento”.

As ‘24 horas para o Senhor’ têm tido muita aceitação por parte dos pastores e adesão dos cristãos e também de jovens para esta experiência inovadora de adoração na Igreja. Esta jornada de oração é um convite e um estímulo a renovar e revigorar o Sagrado Lausperene de tanta tradição na vida da Igreja e nas comunidades da nossa Diocese de Viseu”.

D. António Luciano pede a sacerdotes, diáconos, consagrados e outros agentes pastorais que se, por alguma razão pastoral, a iniciativa não acontecer nos dias previstos “não deixem terminar a Quaresma sem promover um Retiro espiritual não sua paróquia, onde podem organizar um dia de Adoração ao Santíssimo nas suas comunidades”.

No texto, o bispo convida a fazer o caminho de fé e adoração durante a Quaresma, para no tempo pascal dar lugar ao Lausperence Eucarístico por arciprestados, como propõe o programa pastoral da diocese.

“Empenhemo-nos todos sacerdotes, diáconos, consagrados(as) e leigos na vivência das ‘24 horas para o Senhor’, de forma a preparar as nossas comunidades cristãs para dinamizarem e renovarem o culto Eucarístico quer através do Lausperene Pascal, quer participando na celebração do 5º Congresso Eucarístico Nacional a realizar em Braga de 31 de maio a 2 de junho de 2024 com o tema: ‘Partilhar o Pão, alimentar a Esperança’”, encorajou.

“No ano dedicado à oração e à realização dos Congressos Eucarísticos Nacional e Internacional, vivamos espiritualmente a vida cristã com testemunho alegre, caminhando rumo ao Jubileu da Esperança do ano 2025”, concluiu D. António Luciano.

O Papa celebra hoje as ‘24 horas para o Senhor’, pelas 16h30 (15h30 em Lisboa), na paróquia de São Pio V, em Roma.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top