Publicações: Padre Joaquim Félix Carvalho escreveu «Verna», um novo livro de poesia

Foto Officium Lectionis Edições

Braga, 28 abr 2023 (Ecclesia) – O padre Joaquim Félix Carvalho, sacerdote da Arquidiocese de Braga, publicou um novo livro de poesia, intitulado ‘VERNA’, tem prefácio do poeta Carlos Poças Falcão e foi editado pela Officium Lectionis.

O autor do prefácio, que entrou pela “primeira vez em contacto com a poesia” do padre Joaquim Félix Carvalho, explica que o seu texto “servirá para dar breve testemunho de uma experiência de leitura”, por não se entender como “texto crítico, nem se presumir especialmente dotado de qualidades interpretativas”.

‘Verna’ é o título do último livro de poesia do padre Joaquim Félix Carvalho, vice-reitor do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo, em Braga, professor da Faculdade de Teologia da UCP e investigador, onde apresenta 55 poemas, numa edição da Officium Lectionis Edições.

“A dias crescentes confio, ó eterno,
meu desconhecido a acumular-se.
E por noites como caracóis de seu trilho à luz
te pergunto: devolves à lentidão o duro visível,
meu verde pensamento a formar-se?

Toda reverdecer de juncos a rã de roncal suplica:
água, abundância dobrada, esclarece-te.
E eu por ti os tempos decanto em processo cristal:
à transparência d’esmeralda, ó eterno,
reúne-me à paisagem com milhões de formigueiros.

Verde aoristo, teu rasto percorre meu cancioneiro,
ó sem-fins, aquecidos versos dentro do verbo,
ephápax, em mim devir único de plurais puros.”

“Um primeiro reconhecimento visual do livro – e eis que os seus cinquenta e cinco poemas se me perfilam, na brancura das páginas, em sequências gráficas enxutas, cinquenta e cinco colunas, de alto a baixo, compondo como que uma arquitetura de palavras e silêncios, um vasto pavilhão, hipostilo, um templo. Certamente que esta aparência se desvanecerá na forma editada do livro. De qualquer modo, parece-me útil fixá-la aqui, pois, segundo experimentei, ajuda significativamente na visitação destes poemas”, escreve Carlos Poças Falcão.

O poeta explica, no prefácio do novo livro, que recebeu ‘Verna’, “um título aparentemente enigmático”, “em mãos sob a forma de um flexível caderno de fotocópias, tamanho A4”, a segunda folha toda preenchida por “uma bela imagem, em gradações de azul, de uma alga, a Laminaria bulbosa”, que teve “importância reveladora na leitura”.

‘Capelas de Braga. Novas poéticas da espacialidade ritual’ (2018), ‘Trisagia’ (2020), ‘Do fundo do cálice’ (2022) e ‘Livro da deslocação’ (2022), são os títulos de outras publicações em livro do padre Joaquim Félix Carvalho.

CB

Partilhar:
Scroll to Top