Publicações: Cardeal Américo Aguiar fala dos bastidores da JMJ no livro «Memórias de uma Jornada Belíssima»

Obra publica entrevista de Paulo Rocha ao coordenador-geral do encontro que decorreu em Portugal

Lisboa, 18 nov 2024 (Ecclesia) – A Paulus Editora publicou o livro “Memórias de uma Jornada Belíssima” onde são partilhados os “bastidores” da organização da Jornada Mundial da Juventude, de forma “detalhada e informativa”, numa entrevista do jornalista Paulo Rocha ao cardeal D. Américo Aguiar.

A obra, disponível nas livrarias, apresenta as memórias dos dias da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 do coordenador-geral da sua organização, D. Américo Aguiar, a preparação de cada um dos momentos, assim como o envolvimento das dioceses de Portugal no do encontro de jovens com o Papa e na Peregrinação dos Símbolos da JMJ, que o antecedeu.

Em cada página da publicação da Paulus sobre a JMJ Lisboa 2023, que chega aos leitores integralmente a cores, são divulgadas fotografias da preparação da Jornada e da semana em que decorreu, assim como ligações para vídeos, fotogalerias e documentos disponíveis na internet que documentam a sua história.

No texto de apresentação do livro, D. Manuel Clemente afirma que a Igreja é “uma memória viva do acontecimento cristão”, sendo a JMJ Lisboa 2023 um exemplo da “pujança desse mesmo facto, tanto a nível local como universal” e, para o detalhar, “era indispensável o testemunho do seu principal organizador”.

O patriarca emérito de Lisboa recorda como surgiu a ideia de uma Jornada em Lisboa e como se concretizou, como acompanhou a JMJ e “como se projetará”.

D. Manuel Clemente considera que “foi excelente a capacidade de D. Américo e de todo o Comité Local para levar por diante a preparação da Jornada”, nomeadamente num período que atravessou a pandemia, assim como “o que prosseguiu no conjunto das Dioceses, sem fechar o coração nem baixar os braços”.

Na introdução à obra, à metodologia seguida e ao conteúdo que o leitor encontra nas 176 páginas, Paulo Rocha começa por informar que o título – “Jornada Belíssim” – corresponde à expressão do Papa Francisco no voo de regresso ao Vaticano, sendo a entrevista uma procura do plano que permitiu a realização de uma jornada assim considerada.

“A entrevista ao Cardeal D. Américo Aguiar, coordenador-geral da JMJ Lisboa 2023, retoma muitas escolhas, que resultam da colaboração de um grupo alargado de jovens e menos jovens, e recolhe as memórias de quem teve a responsabilidade de decidir, de delinear o rumo a tomar, tendo no horizonte a participação de todos”, afirma o diretor da Agência ECCLESIA.

A introdução indica depois que livro-entrevista é organizado em torno de sete capítulos, sendo o ponto de partida para o diálogo com D. Américo Aguiar “um dia da semana da jornada, de segunda a domingo (31 de julho a 6 de agosto de 2023), reunindo as memórias do que foi necessário fazer para aí chegar”, começando pela experiência vivida em todas as dioceses de Portugal na preparação da JMJ.

“Em cada página, nas margens, apresentam-se datas significativas da preparação da JMJ, temas essenciais e remete-se, através de um QR code, para vídeos e fotogalerias dos vários dias e momentos da JMJ Lisboa 2023”, acrescenta.

O livro publicado pela Paulus Editora Está disponível nas livrarias a partir desta semana.

CB

Partilhar:
Scroll to Top