Publicações: Apresentação do livro «Dicionário Bergoglio», de Francesc Torralba

Professor universitário selecionou «as palavras-chave» do atual pontificado

Cidade do Vaticano, 18 fev 2021 (Ecclesia) – O livro ‘Dicionário Bergoglio: a palavras-chave de um Pontificado’, de Francesc Torralba, professor universitário em Barcelona e consultor do Conselho Pontifício para a Cultura (Santa Sé), é apresentado hoje, pelas 18h00 em Itália (menos uma hora em Lisboa).

“O meu livro nasceu com o desejo de compreender quais são as palavras, as categorias, os conceitos fundamentais deste pontificado. Vejo que existe uma unidade de pensamento, existe uma grande originalidade na forma de representar e entender os aspetos da condição humana, do mundo”, disse o autor ao portal ‘Vatican News’.

Francesc Torralba acrescenta que esta “é a chave para a compreensão”, mesmo por quem não é parte ativa da Igreja, porque veem no Papa Francisco uma “mensagem de esperança positiva”.

“Uma mensagem que pode ser entendida porque é uma linguagem não muito intraeclesial, mas mais extra-eclesial, para os que estão longe e isso parece-me muito interessante”, salientou o professor de filosofia e antropologia da Universidade Ramòn Llull de Barcelona.

O autor, que é consultor do Conselho Pontifício para a Cultura, exemplifica que quando o Papa Francisco fala da globalização da indiferença, “enfatiza o problema da indiferença em relação à terra, ao outro, ao estrangeiro, em relação a Deus”, ou toda a reflexão sobre as periferias do mundo, as periferias existenciais.

“São palavras, expressões que não têm uma leitura teológica única, mas também uma leitura do ponto de vista laical e isso faz com que a mensagem vá além”, acrescentou Francesc Torralba.

Para o autor, o desejo do Papa é “sair de si mesmo para chegar ao outro e levar a boa nova, o Evangelho”.

Segundo Francesc Torralba, palavras de esperança que “fazem parte do pensamento de Jorge Mario Bergoglio”, que já as usava no magistério oral e escrito, “muito antes de chegar à cátedra de Pedro, quando era sacerdote em Buenos Aires”.

O professor universitário e consultor do Conselho Pontifício para a Cultura observa que existem categorias e palavras em espanhol, “mas num espanhol com acento argentino muito difícil de traduzir”.

Neste sentido, exemplifica que no ‘Dicionário Bergoglio’ existem “dois verbetes” que também estão em espanhol, por exemplo “balconear”, a atitude de ficar na janela e observar o outro sem fazer nada, que é a “atitude passiva” de ver as tragédias do mundo e permanecer tranquilo, e “primeirear”, que significa ser o primeiro a fazer alguma coisa, “não ser passivo, não ser uma pessoa que espera, ter força e vontade de fazer alguma coisa”.

O livro ‘Dicionário Bergoglio: as palavras-chave de um Pontificado’ vai ser aprestando nos canais youtube e facebook da Edição Terra Santa, informa o ‘Vatican News’.

CB

Partilhar:
Scroll to Top