Presépio: Coleção «Evangelho da Vida» foi inaugurada há um ano (c/vídeo)

Franciscanos Capuchinhos, em Fátima, mostram cerca de 1300 representações do nascimento de Jesus

Fátima, 06 jan 2021 (Ecclesia) – A exposição “Evangelho da Vida” foi inaugurada há um ano, em Fátima, e constitui uma coleção visitável de 1300 presépios, na comunidade dos Franciscanos Capuchinhos.

De acordo com uma informação enviada à Agência ECCLESIA, a pandemia impediu que se concretizasse todo o programa previsto ao longo do último ano, nomeadamente a celebração dos 25º aniversário da carta encíclica “Evangelium Vitae”, do Papa João Paulo II, que dá nome à exposição.

No dia do aniversário da “Evangelium Vitae” foi instituído o grupo “Amigos do Presépio” para divulgar a iniciativa e apoiar financeiramente o projeto e as suas iniciativas.

“Esta Coleção visitável de Presépios tem como objetivos transmitir a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo e a interculturalidade de expressões motivada pelo seu anúncio a todos os povos e os presépios representam: o valor e dignidade de cada pessoa, o seu direito à vida e à diferença, e a complementaridade”, refere o comunicado.

Em declarações à Agência ECCLESIA por ocasião da inauguração, frei Lopes Morgado, mentor do projeto que ao longo dos anos foi colecionando cerca de 1300 presépios de diferentes origens e criados com diversos materiais, afirmou que “o presépio é a demonstração cultural de cada povo e também o respeito de cada povo”.

“O presépio é, tal como uma criança que nasce: as pessoas derretem-se e ficam na expetativa. Uma referência ao presépio leva as pessoas a visitar as fontes. Este local não é para um visitante apressado”, indica o religioso, referindo-se ao espaço que apresenta presépios dos cinco continentes.

PR

Partilhar:
Scroll to Top