Portugal: Universidade Católica promove formação avançada em Ciências da Família

Curso «Acolhimento, Orientação e Encaminhamento Família» realiza-se entre janeiro a dezembro de 2019

Lisboa, 04 out 2018 (Ecclesia) – O Instituto de Ciências da Família, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP), vai criar o ‘Curso de Formação Avançada em Acolhimento, Orientação e Encaminhamento Familiar’, em Lisboa.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o Departamento Nacional da Pastoral Familiar, da Igreja Católica em Portugal, contextualiza que a formação pretende “habilitar” as pessoas para “um melhor serviço de apoio às famílias” e enquadra-se no âmbito da exortação papal ‘Amoris Laetitia’.

Segundo a instituição de ensino, o novo Curso de Formação Avançada em Ciências da Família – ‘Curso de Formação Avançada em Acolhimento, Orientação e Encaminhamento Familiar’ – vai “abrir caminho a atividades de investigação e serviços à comunidade” também enquadradas na missão” do Instituto de Ciências da Família da UCP.

Segundo o programa da formação, a data limite de inscrição é 10 de dezembro e as sessões vão começar dia 12 de janeiro de 2019, até ao mês de dezembro do próximo ano, aos sábados de manhã – duas manhãs de sábado por mês (09h00-13h00), e, excecionalmente, alguns dias inteiros (09h00-18h00).

O Curso está estruturado em quatro módulos, com diferentes temas abordados em sessões de quatro horas cada, num total de 72 horas, e a avaliação inclui três componentes: Elaboração de um trabalho escrito (teórico-prático); a sua apresentação oral breve e um teste escrito (estudos de caso) em sala.

O Departamento Nacional da Pastoral Familiar destaca que a Comissão Episcopal do Laicado e Família, da qual faz parte, “sempre preocupada com a formação dos leigos” incentiva à inscrição no novo Curso de Formação avançada em ‘Acolhimento, Orientação e Encaminhamento Familiar’.

De assinalar que o Instituto de Ciências da Família, da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, já é responsável por um Mestrado em Ciências da Família e a Pós-graduação em Mediação Familiar e a nova formação vai ser desenvolvida em colaboração com a Pastoral Familiar e a Caritas Diocesana de Lisboa.

CB

Partilhar:
Scroll to Top