Portugal: Presidente da República felicitou D. Américo Aguiar

Marcelo Rebelo de Sousa manifesta «profunda alegria» pela nomeação do bispo de Setúbal

Foto: Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República (arquivo 25 julho 2022)

Lisboa, 21 set 2023 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa felicitou D. Américo Aguiar, que foi hoje nomeado como bispo de Setúbal, pelo Papa Francisco.

“O presidente da República manifesta profunda alegria pela nomeação de D. Américo Aguiar para bispo de Setúbal”, lê-se na nota no sítio online da Presidência.

Marcelo Rebelo de Sousa, que “felicitou pessoalmente” o bispo eleito de Setúbal, formula “as maiores venturas” ao serviço da Diocese de Setúbal, e acrescenta, citando o Papa Francisco, “numa Igreja que é de todos e para todos – todos, todos, todos”.

Para o presidente da República, após o anúncio da criação como cardeal de D. Américo Aguiar, em julho, a nomeação do Papa Francisco, anunciada hoje pela Santa Sé, “expressa o reconhecimento pelo serviço e dedicação” à Igreja Católica.

“E o elevado significado nacional e projeção internacional do sucesso na organização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”, acrescenta, sobre o encontro que decorreu de 1 a 6 de agosto.

A tomada de posse de D. Américo Aguiar está marcada para 26 de outubro e a Eucaristia de entrada solene na Diocese de Setúbal para o dia 29 do mesmo mês; a diocese encontrava-se em sede vacante desde março de 2022, após a saída de D. José Ornelas para Leiria-Fátima.

Natural da Diocese do Porto, D. Américo Aguiar nasceu a 12 de dezembro de 1973 e foi ordenado sacerdote em 2001; desde 2016, é presidente das empresas do Grupo Renascença Multimédia, tendo sido nomeado bispo auxiliar de Lisboa pelo Papa Francisco, a 1 de março de 2019.

O presidente da fundação responsável pela organização da JMJ Lisboa 2023 foi ordenado bispo no Porto a 31 de março de 2019, numa cerimónia que decorreu na Igreja da Trindade, sob a presidência do então cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

D. Américo Aguiar tem como lema episcopal as últimas palavras de Jesus na cruz, ‘In manus tuas’ (Nas tuas mãos), em homenagem a D. António Francisco, falecido bispo do Porto, que o adotou também.

Coincidindo praticamente com a Região Pastoral de Setúbal, anteriormente formada no Patriarcado de Lisboa em 29 de maio de 1966, a Diocese de Setúbal foi criada a 16 de julho de 1975, pela bula ‘Studentes Nos’, do Papa Paulo VI.

A 26 de outubro do mesmo ano, na Sé Catedral de Santa Maria da Graça, foi ordenado o seu primeiro bispo, D. Manuel Martins, a quem sucedeu D. Gilberto Canavarro dos Reis, em 1998; em outubro de 2015 foi ordenado e tomou posse o terceiro bispo da diocese, D. José Ornelas Carvalho.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top