Portugal: Presidente da República condecora D. Américo Aguiar por trabalho à frente da Fundação JMJ Lisboa 2023

Cardeal recebeu Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e partilhou agraciamento com «todos, todos, todos»

Lisboa, 06 jul 2024 (Ecclesia) – O presidente da República condecorou esta sexta-feira o cardeal D. Américo Aguiar com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, numa cerimónia no Palácio de Belém, em Lisboa.

Na origem do agraciamento está o trabalho desenvolvido como presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, cargo a que sucede D. Alexandre Palma, nomeado bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa.

“Alguém disse que as condecorações não se pedem, não se negam, agradecem-se. Pois bem, muito obrigado a Sua Excelência o Senhor Presidente da República, e mais uma vez e sempre muito obrigado a Portugal e aos portugueses”, escreveu D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, numa publicação na rede social Instagram.

O cardeal assinalou que a condecoração “é para todos, todos, todos”.

Foto: Presidência da República/Rui Ochoa

Segundo uma nota da presidência da República, o cardeal entregou também a Marcelo Rebelo de Sousa o Relatório de Contas da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que decorreu de 1 a 6 de agosto.

A Fundação JMJ apresentou a 31 de maio as contas relativas à organização do evento, que registaram um saldo positivo de 35,37 milhões de euros, que vai ser aplicado no desenvolvimento de projetos de apoio a jovens, a implementar nos concelhos de Lisboa e Loures.

“A Ordem do Infante D. Henrique destina-se a distinguir quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores”, informa a Presidência da República.

Lisboa acolheu o maior encontro mundial de jovens com o Papa, entre 1 e 6 de agosto de 2023, com mais de 1,5 milhões de participantes nas celebrações conclusivas, presididas por Francisco no Parque Tejo.

A próxima edição da JMJ realiza-se em Seul, na Coreia do Sul, em 2027.

LJ

Lisboa 2023: Patriarca nomeia novo presidente da Fundação JMJ, para trabalho «pelos jovens e para os jovens»

Lisboa 2023: Fundação JMJ apresenta saldo positivo de 35 milhões de euros, destinados a «projetos de apoio a jovens»

Partilhar:
Scroll to Top