Portugal: Diretor da Pastoral do Turismo afirma que «Igreja não pode ficar de fora» no pós-pandemia (c/vídeo)

Padre Miguel Neto revela preocupação com uma «realidade muito abrangente» e aponta ao futuro, na criação de emprego e formação

Lisboa, 18 mai 2021 (Ecclesia) – O novo diretor da Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT) disse que o “contributo” da Igreja Católica “não pode ficar de fora” na recuperação deste setor, que “é muito abrangente”, no período pós-pandemia.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o padre Miguel Neto adiantou que a primeira reunião que teve foi com a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, para começar a dialogar sobre “o papel que a Igreja pode ter na recuperação do turismo na pós-pandemia”.

“É um contributo que a Igreja não pode ficar de fora”, afirmou o diretor da ONPT, nomeado pela Conferência Episcopal Portuguesa a 15 de abril.

Segundo o padre Miguel Neto, na reunião com a secretária de Estado do Turismo foi abordado o papel que as igrejas podem ter “na criação de postos de trabalho”, na abertura dos templos para visitas turísticas e na “formação” de pessoas para receberem os visitantes.

Para além dos contactos com o Governo e com as dioceses portuguesas, o diretor da ONPT adianta que também já estão a “tentar estabelecer um diálogo” com a Santa Sé, nomeadamente o Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral.

O sacerdote da Diocese do Algarve salienta que o setor do turismo vai para lá da hotelaria, a restauração e as viagens, e exemplificou com as empresas de aluguer de automóveis.

Em entrevista emitida hoje no Programa ECCLESIA, na RTP2, o diretor da Obra Nacional da Pastoral do Turismo revela preocupação com os estudantes, que “têm um trabalho sazonal no verão para financiamento” dos seus estudos, e com as famílias inteiras que “trabalham em estabelecimentos ligados ao turismo”.

“São aspetos em que não pensamos, mas neste momento há um desequilíbrio enorme na economia”, alerta o sacerdote, lembrando ainda os reformados que “fazem pequenos trabalhos para completar a sua reforma”.

Esta segunda-feira, por exemplo, o aeroporto de Faro recebeu 17 voos com 5500 passageiros do Reino Unido, no primeiro dia em que os britânicos puderam viajar para Portugal, sem terem de ficar em quarentena no regresso.

Foto: Agência ECCLESIA

A tomada de posse e apresentação da nova equipa da Obra Nacional da Pastoral do Turismo, para o triénio 2021-2024, decorreu num encontro realizado em Loulé, Diocese do Algarve, no dia 14 de maio.

O padre Miguel Neto adianta que a equipa, que se tem reunido pelos meios digitais, foi criada com pessoas que têm “experiência” neste setor e pertencem a outras equipas diocesanas da Pastoral do Turismo – do Algarve, Bragança-Miranda, Coimbra e de Lisboa -, além do CEO do Grupo Pestana e da diretora do Mosteiro de São Vicente de Fora (Lisboa).

HM/CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top