Portugal: Confederação do Voluntariado assinala 100 anos do Corpo Nacional de Escutas, saudando «valores determinantes para o integral crescimento humano»

Organização sublinha que escuteiros dão vida a ações voluntárias que «atual Lei de Bases do Voluntariado não reconhece nem valoriza»

Foto: CPV

Lisboa, 25 mai 2023 (Ecclesia) – A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) destaca a “importância e relevância” do Corpo Nacional de Escutas (CNE) para o voluntariado, na educação, com “valores determinantes para o integral crescimento humano”, pelo centenário que a organização está a celebrar.

“Apesar da sua longevidade, nunca perdeu a identidade, orientada por valores determinantes para o integral crescimento humano, nem jamais se desviou da sua missão por estar assente num dos pilares mais consistentes da construção de qualquer sociedade como é a educação”, assinala a direção da CPV, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico foi fundado em maio de 1923 e assume-se como a maior associação de jovens do país, com cerca de 70 mil associados.

A Direção da CPV, que manifesta “profunda gratidão”, “felicita o CNE” pelos seus 100 anos, por ter conseguido chegar até aqui, “sabendo honrar os seus antepassados e demonstrando a ousadia de preparar um futuro ainda mais promissor”.

“O CNE sempre manteve o seu vigor e temáticas, hoje tão propaladas, como cidadania, relações intergeracionais, ecologia, integração social, não são novidade para o movimento escutista”, destaca.

No contexto da cidadania, entre outras dimensões, uma das que mais o CNE evidência “é a prática do voluntariado que já vai muito para além do dever de praticar uma boa ação quotidiana”, a CPV considera que “são poucas as campanhas de solidariedade”, de âmbito local, regional ou nacional, em que não estão envolvidos escuteiros de qualquer idade, “50 mil têm menos de 18 anos”, e fazem-no “sem qualquer contrapartida”.

Praticam ações voluntárias que a atual Lei de Bases do Voluntariado não reconhece nem valoriza O CNE é, na verdade, uma Academia do Voluntariado de excelência, onde tudo é feito a pensar no outro e sempre que a palavra de ordem é solidariedade, acompanham-na, de imediato, o amor, a dádiva, o bem e a alegria”.

Foto: CPV

A CVP recorda que desde que nasceu a ideia da sua criação, há 16 anos, contou logo com a adesão dos dirigentes nacionais do CNE, que se têm disponibilizado para “garantir a sustentabilidade da Confederação”, assegurando a participação na sua direção e, “até há pouco tempo, partilhando algumas despesas de gestão”.

A “maior organização juvenil portuguesa”, o CNE, vai realizar a ‘Festa do Centenário’, este sábado e domingo, dias 27 e 28 de maio, reunindo mais de 21 mil escuteiros de todo o país, em Braga, regressando ao “berço”.

O centenário do Corpo Nacional de Escuta vai estar em destaque nos Programas ECCLESIA na rádio Antena 1, da emissora pública, este sábado e domingo, a partir das 06:00, e no programa ‘70X7’, na RTP2, no domingo, dia 28, a partir das 17h22.

A Confederação Portuguesa do Voluntariado comemorou 16 anos, no dia 19 de janeiro, congrega 43 organizações de voluntariado e promotoras de voluntariado – associações singulares, federações e confederações – com variados objetos de atuação.

CB/OC

 

Escutismo: «Festa do Centenário é a atividade com maior adesão de sempre» – Henrique Ramos

 

Partilhar:
Scroll to Top