Portugal: Cáritas lança campanha de emergência social, face a aumentos de pedidos ligados à habitação e saúde

Organização católica apoiou mais de 30 mil pessoas, em três anos

Foto: Cáritas Portuguesa

Lisboa, 29 jun 2023 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa anunciou hoje o lançamento de uma campanha de emergência social, ‘Doar Com Certeza’, que visa reforçar a capacidade de resposta da organização católica, perante “o agravamento de muitas situações sociais”.

“Este é o apelo à confiança dos nossos doadores para que continuem a acreditar na Cáritas e não desistam de apoiar as famílias que graças a este trabalho conseguem recuperar o seu equilíbrio financeiro”, indica Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa, em nota enviada à Agência ECCLESIA.

A organização destaca que os últimos anos, marcadas pela pandemia e pela crise económica, levantaram “grandes desafios”.

“Desafios ainda maiores para os mais vulneráveis a quem a Cáritas se esforça por servir de modo a inverter e interromper situações de pobreza”, acrescenta o comunicado de imprensa.

Durante os anos da pandemia, a Cáritas abriu o programa ‘Inverter a Curva da Pobreza’, de apoio à rede nacional, o qual “permitiu reforçar a capacidade de resposta das Cáritas Diocesanas às famílias mais vulneráveis”.

Hoje, as diferentes crises que desde essa altura se sucedem, obrigam à continuação deste programa de emergência social que em três anos já apoiou mais de 30 mil pessoas seja no pagamento de despesas pontuais e urgentes (habitação, saúde, gás, eletricidade…) seja pela atribuição de vales de aquisição de alimentos e bens essenciais”.

Foto: Cáritas Portuguesa

A Cáritas sublinha que a sua resposta de emergência social depende de donativos – particulares e empresariais – como “única forma de suporte à execução deste programa”.

“Sem a contribuição de todos não seremos capazes de o continuar”, assinala a organização católica de solidariedade e ajuda humanitária.

A campanha ‘Doar Com Certeza’e os resultados do programa ‘Vamos Inverter a Curva da Pobreza’ serão apresentados publicamente no dia 4 de julho, às 15h00, em Viseu.

OC

 

Portugal: Presidente da Cáritas pede que populações mais necessitadas sejam «ouvidas» na definição de políticas de combate à pobreza

Partilhar:
Scroll to Top