Portugal: Agrupamentos escolares dinamizam projeto solidário com as crianças de Cabo Delgado

Comunidades escolares mobilizadas para criarem «arte em sintonia» que vai ser leiloada

Foto: Cáritas

Lisboa, 12 mai 2021 (Ecclesia) – O Agrupamento de Escolas da Lousã está a dinamizar o projeto solidário ‘Arte em Sintonia com as Crianças de Cabo Delgado’, que se alargou a outros agrupamentos, para “ajudar e apoiar” as crianças e jovens desta província moçambicana.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Cáritas Portuguesa informa que, através da arte, se pretende ajudar crianças que “testemunharam atos de violência terríveis”, em Cabo Delgado, província no norte de Moçambique.

A violência provocou mais de dois mil mortes e cerca de 700 mil descolados, 20% da população da Província de Cabo Delgado, desde 2017.

“A arte é ativista, solidária e, neste projeto, com esta sintonia, as crianças e jovens aprenderão o significado de solidariedade, fazendo a diferença na vida de muitas dessas crianças”, explica Cristina Chau, promotora do projeto que se alargou a outros agrupamentos escolares, através do Projeto Cultural de Escola – Plano Nacional das Artes.

Participam neste projeto, para além do Agrupamento de Escolas da Lousã, os Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Cáritas Diocesana de Coimbra, a Status-Escola Profissional Lousã, os agrupamentos de Escolas José Estevão, Aveiro, de Castro Daire, de Monte da Ola, em Viana do Castelo, a Escola Secundária de Amora, entre outros.

A Cáritas Portuguesa informa que a iniciativa vai apoiar, por exemplo, as crianças do bairro Mecúfi, um reassentamento só com deslocados, e do Bairro Chuiba, com crianças deslocadas de Palma.

Para a concretização do projeto solidário ‘Arte em Sintonia com as Crianças de Cabo Delgado’, está a ser realizada uma sensibilização em cada agrupamento para que “toda a comunidade escolar” participe, os alunos, os pais e o pessoal docente e não docente.

A participação da comunidade escolar vai será feita através de elementos artísticos criados por cada um, nas aulas ou em casa, que vão ser leiloados online.

O valor angariado no leilão das obras de arte vai ser entregue à Cáritas Diocesana de Pemba, através da Cáritas Portuguesa.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top