Porto: «Todos aqui renascemos» é convite para caminhada da Quaresma à Páscoa

Prefixo «re» vai acompanhar e desafiar católicos da diocese

Porto, 30 jan 2020 (Ecclesia) – A Diocese do Porto divulgou a sua proposta de caminhada da Quaresma à Páscoa, com “clara insistência na reutilização dos elementos batismais”, dedicada ao tema ‘Todos aqui renascemos’.

“A ideia de ‘renascer’, de regenerar, de renovar, de reconduzir à luz da fé, aplica-se, com toda a propriedade, ao tempo favorável da Quaresma, que é caminho e iniciação à Pascoa, e por isso, tempo primaveril de ‘renascer’, seja pela celebração dos sacramentos da iniciação cristã, seja pela renovação das promessas batismais, seja por uma radical conversão de vida”, explica a equipa coordenadora do Triénio Pastoral.

A apresentação da caminhada indica que o prefixo “re”, “de renovação da vida” (Bar 3,2), vai acompanhar a Diocese do Porto todos os domingos da Quaresma, a partir de 1 de março, até à Páscoa, a 12 de abril: renunciar (1.º domingo); revestir (2.º domingo); renovar (3.º domingo); reconhecer (4.º domingo); reviver (5.º domingo); reinar (domingo de Ramos) e ressuscitar (domingo de Páscoa).

A equipa coordenadora do Triénio Pastoral assinala que, para além da palavra-chave em cada semana, para “privilegiar” uma dimensão batismal, é proposto um elemento significativo a colocar ao pé da videira, uma proposta celebrativa para catecúmenos e batizados e “alguns exercícios espirituais concretos, na perspetiva de uma verdadeira poda (d)e limpeza da vida batismal”.

“Numa linha de continuidade” é sugerido usar como símbolo a videira, “se possível a mesma usada na caminhada do Advento ao Batismo do Senhor” e nos elementos a destacar em cada domingo da Quaresma até à Páscoa estão, por exemplo: “Cinzas, terra, areia, caixa (de esmolas) para a renúncia quaresmal; a veste batismal; um cântaro ou ânfora; lençol ou ligaduras; ramos de oliveira”.

Na proposta de caminhada diocesana da Quaresma à Páscoa “há uma clara insistência na reutilização dos elementos batismais da Quaresma, acentuando a centralidade e a culminância das celebrações do tríduo pascal”,.

A equipa coordenadora do Triénio Pastoral da Diocese do Porto contextualiza que se inspirou no prefixo «re», “de regeneração ou renascimento”, evocado pelo seu bispo D. Manuel Linda, no número 5 do pórtico ao Plano Diocesano de Pastoral.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top