Porto, 12 dez 2024 (Ecclesia) – A «Compassio» (Associação para a Construção de Comunidades Compassivas) promove uma peça de teatro que sensibiliza para o tema das perdas e do luto, entre hoje e domingo, de 12 a 15 deste mês, no Porto.
“Tal como foi o silêncio – [do luto e das luzes]” parte de um texto original de Ondjaki, poeta e escritor angolano, e vai a palco pela interpretação da atriz Daniela Vieitas.
Com duração de 45 minutos, a peça parte da história da procura de um espaço onde possa acontecer uma reunião de pessoas que querem falar da perda e do luto, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA
No final, haverá uma conversa informal com o público relativamente à peça e ao luto.
Desde 2019 que a Compassio dinamiza Death cafes, para quebrar o tabu da morte, e workshops para dar voz ao luto pessoal e para promover um acolhimento mais compassivo do luto na comunidade.
O escritor Ondjaki inspirou-se numa das reuniões dos grupos de partilha da Compassio para a escrita da peça.
A peça sobe ao palco entre 12 e 15 de dezembro, na sede da União de Freguesias de Aldoar Foz do Douro e Nevogilde. No total, vão acontecer 6 apresentações, e a entrada é gratuita mas de reserva obrigatória no endereço https://forms.gle/gN1qn3LmKSrojN6S6
«Compassio» é uma associação sem fins lucrativos que trabalha nas áreas do cuidar, da doença, do envelhecimento, do isolamento social e da solidão, da morte e do luto, tendo por base a compaixão. Pretende trabalhar em 3 áreas de atuação: “Sensibilização e capacitação para um cuidar compassivo”; “Ativação e dinamização de redes comunitárias compassivas” e “Dinamização de grupos de partilha para pessoas com vivência de doença, e em processo de luto”.
LFS