Porto: «Firmes na liberdade» é o tema do Fórum Ecuménico Jovem 2024

Jovens cristãos vão conversar com o bispo de Erbil, D. Bashar Al Warda

Lisboa, 26 out 2024 (Ecclesia) – O Fórum Ecuménico Jovem (FEJ), o encontro anual que congrega jovens cristãos de diferentes Igrejas e comunidades em Portugal, realiza-se hoje, dia 26 de outubro, a partir das 10h00, no centro ‘Perpétuo – Educação e Cultura’, no Porto.

A 23.ª edição do Fórum Ecuménico Jovem tem como tema a citação bíblica ‘Firmes na liberdade’, da Carta de São Paulo aos Gálatas, livro do  Novo Testamento.

Segundo o programa, após o acolhimento, os participantes vão refletir sobre o tema ‘firmes na liberdade’ (10h30), e dialogar, sobre ‘uma liberdade não garantida’, com o bispo de Erbil (Iraque), D. Bashar Al Warda (11h00), antes de ajudarem a construir o mural ‘liberdade’.

Da parte da tarde, após o almoço partilhado entre todos os participantes, os jovens vão ter workshops ‘livres para quê?’ (14h30), até à celebração de envio, às 16h00, que marca o encerramento do 23.º Fórum Ecuménico Jovem

O FEJ2024 é um regressa ao Porto e realiza-se no centro ‘Perpétuo – Educação e Cultura’, instituição que desenvolve a sua ação nas áreas da educação e do apoio aos idosos, “tendo sempre como ideal e prática o amparo e assistência aos mais necessitados” (Rua de Costa Cabral, 128).

O Fórum Ecuménico Jovem é organizado pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) da Igreja Católica em Portugal, pelo Departamento da Juventude Metodista Portuguesa, a Pastoral de Jovens da Igreja Presbiteriana, o Secretariado Juvenil da Igreja Lusitana (Igreja Anglicana), e a Sociedade Bíblica Portugal.

Este encontro “é um movimento ecuménico com o propósito de juntar os jovens cristãos a louvarem e servirem juntos”, explicam sobre esta organização conjunta entre diferentes Igrejas Cristãs.

O Fórum Ecuménico Jovem (siteFacebookInstagram) nasceu com o objetivo comum de pensar o trabalho ecuménico com os jovens através de representantes dos departamentos juvenis de várias de Igrejas cristãs – Igrejas Católica, Lusitana, Metodista e Presbiteriana – com presença histórica em Portugal.

A primeira reunião realizou-se no Seminário de Leiria, em 1999, quando foi criada uma equipa ecuménica juvenil, na sequência da II Assembleia Ecuménica Europeia, que decorreu um ano antes na cidade austríaca de Graz.

CB

Imagem: FEJ
Partilhar:
Scroll to Top