Porto: Diocese lança proposta de Caminhada do Advento, desafiando comunidade a fazer uma visita a uma pessoa doente e isolada em tempo de Natal

«Vamos com Alegria. Vamos todos a Belém» é o tema da proposta

 

Porto, 15 nov 2023 (Ecclesia) – A Diocese do Porto lançou uma proposta de Caminhada do Advento até ao Batismo do Senhor, desafiando a comunidade a fazer uma visita a uma pessoa doente e isolada, em tempo de Natal, entre outras propostas.

“A equipa de coordenação para o triénio pastoral oferece esta proposta a todos os diocesanos do Porto para que possamos caminhar juntos, como um só Corpo, no mesmo Espírito, fazendo, ao longo dos tempos litúrgicos que vão do Advento ao Batismo do Senhor, um caminho conjunto na alegria, na alegria messiânica, na alegria que vem do Senhor, na alegria suscitada pela sua proximidade, pela sua vinda”, pode ler-se no documento de apresentação da proposta, informa o semanário da Diocese do Porto.

Com o tema “Vamos com alegria. Vamos todos a Belém”, a diocese aponta a cidade do Natal, na Palestina, como meta do caminho, que se inicia no dia 3 de dezembro e termina na Festa do Batismo do Senhor (8 de janeiro de 2024).

“A evocação destes lugares, nesta caminhada, é também uma forma de trazer ao nosso coração o desejo e a prece pela Paz na Terra Santa. A este respeito, sugerimos que, junto do Presépio, se coloque alguma imagem, foto, mapa ou outro elemento identificativo, que sinalizem a cidade de Belém, atualmente em território sob a autoridade palestiniana”, sugere a proposta.

A identidade visual deste ano pastoral insinua o esboço de um sorriso, com um risco curvo na base, e a alegria é o sentimento que marca o “caminhar juntos” que a proposta pretende espoletar, adianta o sítio online Voz Portucalense.

Durante a caminhada, a partir de sugestões e inspirações da liturgia de cada domingo, a diocese propõe em cada semana do Advento uma frase, uma atitude pessoal e uma ação pastoral.

Por exemplo, a comunidade é desafiada na primeira semana do Advento a “guardar ou provocar o sorriso a uma grávida”; no quarto domingo, a deslocar-se para celebrar o Natal em Família; no dia 25 de dezembro, a “fazer uma visita em tempo de Natal a uma pessoa distante, só, doente, idosa”, provocando um sorriso especial.

No que respeita a ações pastorais, a diocese propõe na segunda semana do advento a “promover na comunidade ações de partilha solidária, em ordem à beneficência social, que ultrapasse a quadra de Natal”; na terceira semana, por exemplo, os jovens são “chamados a preparar um postal, uma imagem, um vídeo, com uma Mensagem de Natal”; para a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus (1 de janeiro), o convite prende-se com promover “uma vigília de oração pela paz”.

A diocese lembra que esta é “uma proposta inspiradora da criatividade pastoral de cada comunidade ou realidade eclesial, a ser adaptada, com realismo pastoral, aos seus contextos pastorais concretos”.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top