Porto: 15.ª Semana Bíblica de Gondomar dedicada aos desafios da família

Organização quer «sintonizar» comunidades com a reflexão que a Igreja Católica está a fazer nesta área

Porto, 03 nov 2014 (Ecclesia) – A 15.ª semana bíblica em Gondomar, na Diocese do Porto vai decorrer entre hoje e sábado na Cripta dos Capuchinhos, subordinada ao tema “Bíblia, Evangelho da Família”.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Vigararia e a Fraternidade dos Capuchinhos de Gondomar, que organizam em conjunto a iniciativa, explicam que pretendem sobretudo ajudar a refletir sobre o que é “ser família cristã hoje na Igreja e no Mundo”.

Esta semana bíblica insere-se no contexto do Sínodo dos Bispos dedicado à Família, que decorreu recentemente em Roma, e que serviu de preparação para uma nova assembleia a realizar em outubro de 2015.

Os promotores do evento em Gondomar acreditam que ele pode dar um “contributo valioso para a pastoral da Família na Vigararia”, “sintonizando” as pessoas “com os objetivos do Sínodo” e “alertando” consciências “para os muitos problemas que se levantam à realidade familiar”.

 “Família cristã: que futuro?” e “os desafios da pastoral familiar” vão ser alguns dos temas em cima da mesa nestes dias de debate, na Cripta dos Capuchinhos e sempre a partir das 21h15.

“Num mundo de paradoxos em que se promovem formas reducionistas da família, a Igreja encontra-se perante um enorme desafio”, sustenta a organização.

A semana bíblica pretende ainda “despertar” as novas gerações “para a especificidade do Sacramento do Matrimónio e acentuar a importância da Pastoral da Família para as comunidades cristãs”.

Entre os oradores da atividade estarão especialistas como o frei Herculano Alves, o bispo de Lamego, D. António Couto, e a psicóloga Cristina Sá Carvalho, do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top