Portalegre-Castelo Branco: Tempo de Advento é uma «proposta de discernimento» – D. Antonino Dias

Bispo diocesano espera que sociedade «sinta a necessidade duma justiça social mais abrangente»

Portalegre, 28 nov 2021 (Ecclesia) – O bispo de Portalegre-Castelo Branco escreveu uma mensagem de Advento, propondo o tempo de preparação para o Natal como momento de “discernimento”.

“É uma experiência de vida, é uma proposta de discernimento, é um tempo para redescobrir a identidade de Cristo cada vez com mais profundidade e em crescente identificação com Ele”, escreve D. Antonio Dias.

Na mensagem intitulada ‘Advento – Esperar é fazer acontecer’, o responsável católico convida a preparar o Natal “de forma sincera e convicta, em atitude de espera, mas uma espera ativa, atenta, alegre e confiante”.

“No entanto, não podemos confundir este ‘fazer esperar’ com a passividade de ‘ficar à espera’ de alguém que chega atrasado, ou de outros que não se despacham e nos impacientam na fila”, pode ler-se no texto, divulgado online.

Nesta esperança de que “o encontro de Jesus com todos e cada um aconteça”, é fundamental continuar “a esperar, que a humanidade inteira possa convergir num caminho que, salvaguardando as legítimas diferenças, comungue valores e possa fazer caminho”, acentua D. Antonino Dias.

O bispo de Portalegre-Castelo Branco espera que “a sociedade sinta a necessidade duma justiça social mais abrangente possível, de ajuda aos mais expostos e fragilizados, aos menos acompanhados e mais esquecidos”.

“Esperamos que a diversidade de povos, saberes e tradições, seja uma riqueza e não origem constante de guerras fratricidas”, aponta.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top