Património: Restauro dos tetos mudéjares da Sé do Funchal apresentados em sessão pública

«Trabalho majestoso que glorifica a nossa terra e cidade», afirmou presidente do Governo Regional

Funchal, Madeira, 30 nov 2021 (Ecclesia) – O bispo do Funchal, D. Nuno Brás, e o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, visitaram a Sé diocesana, esta segunda-feira, após o final das obras de conservação e restauro dos tetos mudéjares.

“É uma obra de arte que nos foi legada há 500 anos e que resplandece diante dos nossos olhos, magnífica, como nunca ninguém teve oportunidade de contemplar”, disse D. Nuno Brás, numa intervenção divulgada pela Diocese do Funchal.

Já para o presidente do Governo Regional da Madeira, foi um “momento muito particular” entrar na Sé do Funchal e ver a “magnífica obra de arte restaurada”.

“Nunca pensei entrar na Sé do Funchal e ter esta sensação de beleza, de trabalho majestoso, que glorifica de facto a nossa terra e a nossa cidade”, disse Miguel Albuquerque.

A visita desta segunda-feira, assinalou a conclusão das obras de conservação e restauro dos tetos da catedral madeirense – nave central, naves laterais e transeptos, em estilo mudéjar.

O bispo do Funchal, D. Nuno Brás, agradeceu a quem permitiu estas obras de renovação, “com o seu financiamento”, da União Europeia à paróquia e ao Cabido da Sé, e a indispensável ajuda do Governo Regional.

O Governo Regional da Madeira informa que a obra de conservação e restauro dos Tetos Mudéjares da Sé do Funchal representou um investimento de 1,16 milhões de euros, apoiado pelo FEDER em 987 043,80 euros e pelo Orçamento da Região em 174 184,20 euros.

Na visita à Sé, Miguel Albuquerque referiu que o governo regional vai continuar a apostar na recuperação do património edificado.

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top