Património: Conventos abrem portas para apresentar espaços ainda desconhecidos

Iniciativa decorre de 24 a 27 de maio

Lisboa, 16 mai 2023 (Ecclesia) – O coordenador do ‘Quo Vadis – Turismo do Patriarcado de Lisboa’ considera que a iniciativa ‘Open Conventos’, a realizar de 24 a 27 de maio, vai permitir aos visitantes ficar “deslumbrados” com um património “muitas vezes desconhecido”.

“Esta iniciativa permite, em parceria com outras entidades da cidade de Lisboa, a visita, durante quatro dias, a 32 conventos não com comunidades religiosas, mas espaços que originalmente foram conventos. Apenas dois têm comunidades religiosas e os restantes têm outros fins completamente diversos”, disse José Manuel Pimenta à Agência ECCLESIA.

A segunda edição do ‘Open Conventos’ foi apresentada esta manhã, à imprensa, com visita ao convento das Bernardas, Trinas e Inglesinhas.

O coordenador do ‘Quo Vadis’ realça que, atualmente, estes espaços “têm outros fins”, mas a iniciativa pretende desvelar “as histórias e mistérios da cidade de Lisboa”, para “chamar a atenção e convidar os habitantes de Lisboa, tal como os turistas a ficarem deslumbrados com esta riqueza patrimonial”.

Foto: Agência ECCLESIA/LFS

As pessoas passam por edifícios “imponentes sem perceber a história que eles contêm”, acrescenta José Manuel Pimenta.

Na visita “rápida aos três conventos do Bairro da Madragoa” está um museu, um espaço da marinha e uma instituição universitária.

“Esta é uma beleza da cidade que foi evoluindo” e de um período que marcou Lisboa com a “expulsão das ordens religiosas”, salienta o coordenador do ‘Quo Vadis’.

Os cerca de 70 conventos da cidade de Lisboa ficaram, em muitos casos, sem as suas comunidades religiosas e foram ocupados para outros fins.

O ‘Open Conventos’ é uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o ‘Quo Vadis – Turismo do Patriarcado de Lisboa’ e o Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A arquiteta Hélia Silva, do Departamento do Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, considera que a cidade “tem um património maravilhoso” e “que vale a pena descobrir nas suas várias vertentes”.

Espaços que foram adaptados a “novos usos” e que ganharam “uma nova vitalidade e que servem a habitação, cultura, militares e hospitais”, sublinha a entrevistada, recordando que após a extinção das ordens religiosas, em 1834, “muitas religiosas venderam o património que tinham” para sobreviver.

Após o sucesso da primeira edição, em 2019, 32 antigos conventos de Lisboa vão estar de portas abertas ao público, de 24 a 27 de maio, para a realização de visitas livres, guiadas ou itinerários.

Foto: Agência ECCLESIA/LFS

Esta iniciativa, dirigida a toda a população, dedica-se à divulgação do património e da história dos conventos de Lisboa e conta também com a colaboração de voluntários para acolher os visitantes e prestar informações sobre a memória de cada lugar.

A sessão de abertura ocorre no dia 24 de maio, às 18h00, na sala de extrações da Lotaria Nacional, instalada num dos antigos claustros da Casa Professa de São Roque.

No dia 25 de maio, no Museu da Marioneta, antigo Convento das Bernardas, terá lugar a partir das 15h00, a conversa “Conventos e habitação”.

A maioria das atividades terá lugar entre 26 e 27 de maio, com variadíssimos conventos de portas abertas, visitas guiadas e percursos pedestres.

Todo o programa, os itinerários e a informação histórica e cultural sobre cada convento estão disponíveis no site www.quovadislisboa.com

LFS/OC

 

 

 

 

 

Partilhar:
Scroll to Top