Pastoral Penitenciária: Paróquia de Silves dinamiza «Curso Alpha», de iniciação ao Cristianismo, na prisão

«Impacto inicial tem sido positivo», afirma o padre Rafael Rocha

Foto: Folha do Domingo

Faro, 09 mai 2023 (Ecclesia) – A paróquia algarvia de Silves está a promover um ‘Curso Alpha’ no Estabelecimento Prisional, iniciativa de iniciação cristã, com 23 participantes entre os quase 70 reclusos.

“Os reclusos não fazem favores a ninguém. Eles quando vão é porque querem ir, mas também temos de saber ganhar um pouco a confiança deles”, assinala o padre Rafael Rocha, em declarações ao jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

O pároco de Silves considera “muito positivo e muito bom” a participação de 23 participantes nesta primeira edição do ‘Curso Alpha’ no estabelecimento prisional, na maioria cumprem penas entre um e três anos, e muitos estão a um ano ou menos de saírem em liberdade.

As pessoas detidas no Estabelecimento Prisional de Silves são das comarcas judiciais do barlavento algarvio – Aljezur, Vila do Bispo, Monchique, Lagos e Portimão.

“O impacto inicial tem sido positivo, levanta grandes questões” nos participantes, explica o sacerdote, destacando que algumas sessões incluem testemunhos de pessoas detidas por criminalidade violenta que mudaram a sua vida após o ‘Curso Alpha’.

No dia 3 de maio realizou-se a terceira sessão deste ‘Curso Alpha’ na prisão de Silves, que teve início no dia 12 de abril, do programa normal constam dez serões semanais e um fim de semana – o ‘Dia Alpha’ -, mas, nesta adaptação vão realizar 11 encontros, sendo um deles de maior convívio entre os participantes.

As sessões exploram a base da fé cristã, abordando diferentes temas, como ‘quem é Jesus?’, ‘como podemos ter a certeza da nossa fé?’, ‘como é que Deus nos conduz?’, desenvolvidos em vídeo com recurso a testemunhos ou por um orador presencial.

No final deste curso, dinamizado pelo padre Rafael Rocha e dois animadores, vão fazer uma avaliação com a direção do Estabelecimento Prisional, os responsáveis dos Guardas Prisionais, e quem trabalha diretamente com os detidos.

“O diretor considerou logo que era uma iniciativa extremamente positiva, dando toda a liberdade para que se pudesse organizar tudo que era necessário”, assinala o sacerdote, adiantando ainda que este responsável propôs a inclusão da frequência no curso na ficha dos reclusos, o que “deixou todos muito contentes”.

Foto: Folha do Domingo

O pároco de Silves é membro da equipa do Setor da Pastoral Prisional da Diocese do Algarve e já tinha experiência de acompanhamento no Estabelecimento Prisional de Olhão.

No Algarve, os ‘Cursos Alpha’ tiveram início em 2017, através do padre Nelson Rodrigues, o anterior pároco de Silves; neste ano pastoral, o padre Rafael Rocha frequentou uma nova edição e percebeu que podia ser “uma ferramenta muito boa para levar a outros lugares que dessem a oportunidade de procurar despertar os participantes para a fé”, como no quartel dos bombeiros ou no Instituto Piaget de Silves, para além da prisão.

Os ‘Cursos Alpha’ nasceram em 1977 na Holy Trinity Brompton, uma igreja anglicana no centro de Londres, no Reino Unido, para propor as bases da fé cristã ao homem moderno afastado da Igreja e da sua proposta.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top