Pastoral Juvenil/Vaticano: Organismo consultivo internacional tem novos representantes dos cinco continentes e mantém jovem português

Rodrigo Figueiredo, do Patriarcado de Lisboa, integra estrutura criada após Sínodo de 2018, dedicado às novas gerações

 

Cidade do Vaticano, 07 out 2024 (Ecclesia) – O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé), anunciou hoje a nova constituição do Conselho Consultivo Internacional dos Jovens, composto por 20 elementos dos cinco continentes, onde se mantém o português Rodrigo Figueiredo.

O membro do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa, participou nas celebrações de abertura do Sínodo 2021-2024, integrando o grupo deste conselho.

Este Conselho dos Jovens foi criado pela Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé), depois do Sínodo de 2018, dedicado às novas gerações, integrando representantes de diferentes regiões do mundo e de diversos movimentos, associações e comunidades internacionais.

Além de Rodrigo Figueiredo, de Portugal, os membros nomeados para o próximo triênio chegam de 19 países diferentes: Austrália, Brasil, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Cuba, Dinamarca, Estados Unidos da América, Filipinas, França, Guiné-Conacri, Hungria, Índia, Indonésia, Líbano, México, Nigéria, Peru e Zimbabwe.

“O grupo terá uma importante função consultiva e propositiva, colaborando de forma sinodal com o dicastério para aprofundar as questões relacionadas à pastoral juvenil e outros temas de interesse mais amplo, em cooperação com outros dicastérios da Cúria Romana”, precisa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A primeira reunião está prevista para dezembro de 2024, em Roma.

OC

Partilhar:
Scroll to Top