Papa: «Perdoa-nos as nossas ofensas: concede-nos a tua paz» é o tema escolhido para o Dia Mundial da Paz 2025

Conflitos mundiais e celebração do Jubileu da Esperança são contexto para mensagem escrita por Francisco

Conflito no Sudão Foto: Fundação AIS

Cidade do Vaticano, 08 ago 2024 (Ecclesia) – «Perdoa-nos as nossas ofensas: concede-nos a tua paz» é o tema escolhido pelo Papa Francisco para o próximo Dia Mundial da Paz 2025, celebrada a 1 de janeiro.

A informação foi publicada hoje na Sala de imprensa da Santa Sé, através de um comunicado do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, que sublinha a concordância entre as últimas encíclicas do Papa, «Laudato Si’» e «Fratelli tutti» com o Jubileu da esperança que a Igreja católica vai viver no próximo ano, num “apelo à conversão que visa não condenar, mas reconciliar e a construir a paz”.

“Partindo da constatação da realidade dos conflitos e dos pecados sociais que afligem a humanidade de hoje, olhando para a esperança inerente à tradição jubilar da remoção dos pecados e anulação das dívidas e à reflexão dos padres da Igreja, podem surgir orientações concretas que conduzam a uma mudança muito necessária nos âmbitos espiritual, moral, social, económico, ecológico e cultural”, pode ler-se no comunicado.

O caminho para a paz, sublinha ainda a informação, tem início com “uma verdadeira conversão, pessoal, comunitária e internacional,” e quando concretizado “não se manifesta apenas na conclusão dos conflitos, mas numa nova realidade em que as feridas são curadas e a dignidade de cada pessoa é reconhecida”, indica.

O Dia Mundial da Paz foi instituído em 1968 por São Paulo VI (1897-1978) e é celebrado no primeiro dia de cada ano, com uma mensagem papal.

LS

Partilhar:
Scroll to Top