Opus Dei: Faleceu monsenhor António Barbosa, vítima de Covid-19

Lisboa, 02 mar 2021 (Ecclesia) – Monsenhor António Barbosa, sacerdote da Prelatura do Opus Dei, faleceu hoje em Lisboa, aos 84 anos de idade, vítima de Covid-19.

Em nota enviada à Agência ECCLESIA, a prelatura informa que o sacerdote estava internado no Hospital de Santa Maria desde o início de fevereiro.

O padre António Barbosa nasceu no dia 28 de outubro de 1936, em Lisboa; após ter estudado Medicina, pediu a admissão no Opus Dei e mudou-se para Roma, onde estudou filosofia, teologia e se licenciou em Direito Canónico; mais tarde, fez licenciatura em jornalismo, no instituto que antecedeu a Faculdade de Ciências de Informação da Universidade de Navarra (Pamplona).

Foi ordenado sacerdote no dia 11 de agosto de 1963, em Madrid, juntamente com mais 23 membros do Opus Dei.

Em Portugal, monsenhor António Barbosa integrou o governo do Opus Dei e foi nomeado Conselheiro (função hoje designada habitualmente por Vigário Regional), cargo que exerceu até 1975; entre 1975 e 1989 realizou trabalho pastoral no Porto, e em 1989 voltou a ser nomeado Vigário Regional, até 2002.

“A sua personalidade, marcada por um profundo amor ao sacerdócio e à Igreja, impressionava pela determinação inabalável, pela sua jovialidade criativa, e por uma humilde e plena disponibilidade para acolher cada pessoa com toda a tranquilidade. Temperou o seu carácter com um permanente bom humor e alegria”, refere a nota do Opus Dei.

OC

Partilhar:
Scroll to Top