Natal: Papa concede bênção «Urbi et Orbi» desde o Palácio Apostólico

Vaticano reforça restrições para combate à pandemia

Foto: Sala das Bênçãos, Vaticano.

Cidade do Vaticano, 22 dez 2020 (Ecclesia) – A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou hoje um reforço das restrições ligadas ao combate contra a pandemia, que afetam algumas cerimónias de Natal e Ano Novo presididas pelo Papa.

“Na Solenidade do Nascimento do Senhor, o Papa Francisco pronunciará a Mensagem de Natal e dará a bênção ‘Urbi et Orbi’ na Sala das Bênçãos do Palácio Apostólico do Vaticano”, informa o Vaticano.

A cerimónia vai decorrer às 12h00 de Roma (menos uma em Lisboa); na Páscoa, o Papa concedeu a tradicional bênção ‘Urbi et Orbi’ (à cidade [de Roma] e ao mundo), na basílica de São Pedro, sem deslocar-se à varanda, também por causa das limitações impostas pela Covid-19.

Já nos dias 26 e 27 de dezembro de 2020 e 1, 3 e 6 de janeiro de 2021, o ângelus será recitado na biblioteca do Palácio Apostólico, em vez da janela do apartamento pontifício, sobre a Praça de São Pedro, com transmissão online.

O Vaticano tinha anunciado que o Papa iria presidir às celebrações com participação “muito limitada”, seguindo a prática assumida desde o reinício das celebrações comunitárias, em maio, após dois meses de confinamento provocados pela pandemia de Covid-19.

O Governo da Itália anunciou na última semana novas restrições para conter a doença, válidas durante o Natal e Ano Novo, com um ‘lockdown’ nacional face ao aumento de casos e mortes.

A pandemia provocou uma alteração nos horários das celebrações no Vaticano, em particular no dia 24 de dezembro, quando Francisco preside na Basílica de São Pedro à Missa da vigília da solenidade do Natal do Senhor, conhecida popularmente como Missa do Galo, pelas 19h30 locais (menos uma em Lisboa), mais cedo do que habitualmente.

A 31 de dezembro, pelas 17h00 locais, Francisco preside às I vésperas da solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, com ‘Te Deum’ em “ação de graças pelo ano que decorreu”.

A 1 de janeiro de 2021, o Papa preside à Missa, a partir das 10h00, no 54.º Dia Mundial da Paz.

Ainda dentro do ciclo de celebrações de Natal, Francisco assinala a solenidade da Epifania, a 6 de janeiro, com a Missa na Basílica de São Pedro, pelas 10h00 locais.

De fora deste calendário fica a celebração na Capela Sistina, por ocasião da festa do Batismo do Senhor, em que o Papa batiza várias crianças.

OC

Partilhar:
Scroll to Top