Natal: Aguarelas de Mário Linhares registam momentos da vida a nascer e sentimentos de quem se prepara para ser «família-presépio» (c/ fotos e vídeo)

ECCLESIA esteve em Unidades de Saúde Familiar que acolhem comunidades de mães e pais à espera dos seus filhos

Lisboa, 25 dez 2024 (Ecclesia) – A celebração do Natal é especial para os pais que se preparam para receber seus filhos, “famílias-presépio” que inspiraram o desenhador Mário Linhares, a convite da Agência ECCLESIA.

Na Unidade de Saúde Familiar (USF) da Parede, a enfermeira Sónia Mendonça dá início a uma sessão de preparação para o parto, em que se misturam sentimentos de alegria, entusiasmo, insegurança e expectativa.

Mário Linhares começa a desenhar Rute Almeida que vai ser mãe pela terceira vez; a primeira gravidez aconteceu aos 22 anos de idade.

“Fiquei aterrorizada” confessa a mãe, recordando que quando lhe entregaram o filho só pensava “meu Deus, como é que eu vou cuidar desta criança?”.

Rute Almeida refere que o nascimento do primeiro filho é um momento especial, em que também “vai nascer uma mãe”.

Para assinalar o dia de Natal, o Programa ECCLESIA visita duas Unidades de Saúde Familiar para acompanhar a preparação pré e pós-parto com o desenhador Mário Linhares que, pelo desenho e a aguarela, gosta de registar a vida nos seus cadernos.

O convidado também participou com a mulher, no passado, nestas sessões de preparação para o parto.

“Poder estar próximo de alguém que está na mesma condição, é fator de segurança e gera comunidade”, relata.

A sessão contou com a presença de Pedro Garcia e Natália Pereira, que “vai nascer como mãe”.

Pedro recorda a “ansiedade gigante” que experimentou com o nascimento do primeiro filho, de outra relação, e reconhece que a experiência também o fez renascer.

“Passei a ser uma pessoa mais disciplinada e paciente” admite.

O casal de imigrantes brasileiros vai acolher um filho num país que não é o seu, contando com a proximidade de uma parte da família e a experiência do grupo.

Apesar dos constrangimentos que atingem os serviços de urgência de obstetrícia, existe em Portugal uma vasta rede de Unidades de Cuidados na comunidade ligadas às USF, que promovem sessões de preparação e de pós-parto.

“Foi fundamental, descobrimos muitas coisas que não sabíamos e a partilha com os outros casais é muito benéfica, todos deviam fazer esta preparação”, indica Pedro Garcia.

Na USF de Alcabideche a turma é mista, com prevalência de mães já acompanhadas pelos filhos que nasceram, para o acompanhamento pós-parto.

“Nós é que sentimos, nós é que estamos a passar por…, mas é na base da partilha e a proximidade do pai é essencial”, explica Marta Pimentel, jovem mãe.

“Ele é a pessoa mais importante que tenho ao meu lado” acrescenta Joana Lima, que ainda se prepara para o parto, falando sobre o marido.

A partir destas experiências, os desenhos de Mário Linhares traduzem um acolhimento à vida feito de uma entrega de amor, mas também aberta ao inesperado.

“Este é um grande mistério…   que pessoa é aquela que está ali para nascer?”, observa o convidado da ECCLESIA.

A reportagem vai estar em destaque neste Dia de Natal, pelas 15h00, na RTP2.

HM/OC

Partilhar:
Scroll to Top