Multimédia: Mãos unidas

http://www.maos-unidas.pt/ 

No passado, dia 19 de Janeiro, celebramos o 64.º Dia Mundial de Luta contra a Lepra. Nesse mesmo domingo, o Papa Francisco durante a recitação do ângelus, na Praça de São Pedro, afirmou que “esta doença, apesar de estar a diminuir, ainda está entre as mais temidas e atinge os mais pobres e marginalizados”.

É com o intuito de alertar para esta problemática, que esta semana sugerimos uma visita ao sítio da associação Mãos Unidas P. Damião. Esta Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como pessoa de utilidade pública, tem como missão “ajudar no combate às doenças endémicas tropicais, através de ações de iniciativa própria ou de iniciativa conjunta, com Instituições de elevada credibilidade, as quais merecem o nosso apoio e o nosso mérito”.

Ao digitarmos o endereço www.maos-unidas.pt, encontramos um sítio eminentemente informativo com uma apresentação gráfica bastante apelativa, respondendo às novas orientações para a produção de páginas da internet.

Na opção “quem somos”, podemos ler todas as informações institucionais relativas a esta ONGD. Nomeadamente percebemos que o objetivo social principal passa por apoiar os cidadãos com doenças endémicas (Tuberculose, Lepra, Malária, Cólera, Poliomielite, Sarampo, Rubéola, Hepatites e Meningites e ainda outras doenças infeciosas do nosso tempo, tal como a Sida e o Ébola).

Em P. Damião, ficamos a conhecer melhor esta figura que nasceu em Janeiro de 1840, em Veuster, uma pequena aldeia da Bélgica. Canonizado por Bento XVI em 2009, S. Damião é apelidado de apóstolo dos leprosos na ilha "maldita" do Molokai.

Em projetos percebemos claramente o esforço que está a ser realizado “no sentido de aumentar substancialmente a intervenção social e humanitária” desta IPSS. Levando “às populações do Interior um maior conhecimento e a possibilidade de usufruírem de serviços que de uma outra forma não seriam viáveis ter”.

Caso pretenda colaborar de uma forma mais concreta com esta organização, deverá clicar em “como ajudar”. Poderá faze-lo divulgando as suas campanhas de solidariedade (redes sociais, cartazes, folhetos, jornais, etc.), oferecendo-se como voluntário, ou mesmo motivando a sua comunidade para os objetivos nobres desta associação.

Por último, existe uma loja virtual, na qual estão expostos diversos materiais (livros, postais, vídeos, blocos, etc.), que podem ser adquiridos e assim contribuir também para a sustentabilidade financeira desta associação.

Fica então lançado o repto para que visitem este espaço, dando assim as mãos a esta organização que trabalha em prol dos mais carenciados.

Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com

 

Partilhar:
Scroll to Top