Mensagem de Natal às Forças Armadas e Forças de Segurança pelo bispo do Ordinariato Castrense de Portugal

1.As Forças Armadas e as Forças de Segurança percorreram o Advento e estão a viver o Natal na presença dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Para além de constituir uma enorme honra, eles são também uma inspiração para o nosso caminho de abnegação e sacrifício e um enriquecimento para a nossa vida de serviço e dedicação à Nação e à humanidade. Nessa medida, tanto a Cruz como o Ícone Salus Populi Romani não só estão em profunda harmonia com o Presépio, como potenciam a mensagem de paz, luz e esperança inerentes ao próprio acontecimento do Natal.

2.O grave momento histórico, que a humanidade atravessa, impele Soldados, Guardas e Polícias a revisitarem, com o coração agradecido, os frutos de Paz e Segurança, que também são obra da sua missão, e a redescobrirem, o quanto estão enraizados no Mistério do nascimento de Jesus Cristo e, por isso, afiguram-se tão decisivos para o mundo inteiro. A Luz que brilhou nas trevas continua a resplandecer na abnegada missão dos Militares e dos Elementos das Forças de Segurança e no heroico cumprimento do dever com que atuam nas penumbras da história, e iluminam as noites escuras das sociedades. Cada um, no serviço à Nação e à sociedade, por quem oferecem o seu próprio ser e doam a vida, não só contrariam o rumo tenebroso do mal, da violência e da guerra, mas tornam-se, sobretudo, uma fonte pujante de amor e justiça para toda a terra. A esperança que brota do mistério do Natal, ainda que seja retratada nos presépios, é, contudo, na dádiva da vida dos Militares e Polícias e no ardor da sua missão que continua a acontecer e a perpetuar-se no mundo. As FA e as FS hoje convocam à esperança e impelem à construção de uma nova terra onde convivem a paz e a fraternidade.

3.Este ano, desejamos contemplar os valores constitutivos da condição Militar, enquanto encarnação do espírito maravilhoso do acontecimento de paz e luz, de esperança e júbilo, de vida e eternidade construídos pela vinda de Deus até nós. Tanto em solo pátrio como nas Forças Nacionais Destacadas, a atitude dos nossos Militares e Elementos das Forças de Segurança testemunha a excelência do homem novo que o nascimento daquele Menino, em Belém, inaugurou. Ele trouxe e Ele implantou na humanidade essa vida nova, rasgando todos os horizontes e transformando-os em plenitude libertadora. O desenvolvimento da missão das Forças Armadas e Forças de Segurança participa da grandeza desse destino, realizando-o para os povos e comunidades que abnegadamente servem e pondo-o ao alcance de cada mulher e de cada homem.

4.Votos de Santo e Feliz Natal! Que em vós, nas vossas unidades e nas vossas famílias a ternura de Deus, que tanto se aproxima de nós e da nossa realidade de vida, seja vivida na certeza de que o nosso hoje caminha ao encontro de um amanhã radiante de paz e segurança para toda a humanidade.

Votos de um Ano verdadeiramente Novo, que ele seja abençoado pela Graça de Deus. Que em cada Unidade, em cada família, na vida de cada Militar e Elemento da Força de Segurança, se viva em sintonia com o mistério da vinda de Deus, que promove proximidade com Ele, segundo critérios e modos que também só Ele conhece e estabelece, e proximidade com todos os homens. De facto, só na proximidade reside a força para servir e a fonte da esperança para confiar.

+ Rui Manuel Sousa Valério

Bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança

Lisboa, 20 de dezembro de 2022

Partilhar:
Scroll to Top