Madeira: D. José Ornelas presidiu a Missa de homenagem a cónego Manuel Freitas Luís Júnior

Celebração contou com a presença de dezenas de sacerdotes e antigos paroquianos

Foto: Jornal da Madeira

Funchal, Madeira, 21 ago 2024 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, participou esta segunda-feira na Eucaristia de Ação de Graças pelo 90.º aniversário do cón. Manuel Freitas Luís Júnior.

A celebração decorreu na igreja de Santo Amaro, Funchal, reunindo dezenas de sacerdotes e antigos paroquianos do sacerdote.

D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, é natural do Porto da Cruz, localidade em que o cón. Manuel Luís foi pároco.

O pároco de Santo Amaro, padre Ignácio Rodrigues, deu as boas-vindas aos presentes assinalando a “amizade” dos presentes pelo homenageado e a alegria de participar “em ação de graças na Eucaristia” pela “sua longa vida”.

O padre Estevão Fernandes, reitor do Colégio Pontifício Português, em Roma, leu o texto da bênção apostólica do Papa Francisco, informa o ‘Jornal da Madeira’.

Na homilia, D. José Ornelas começou por transmitir os votos de parabéns do bispo do Funchal, D. Nuno Brás, que não pôde estar presente.

O presidente da CEP recordou a proximidade do cónego Manuel Luís à população do Porto da Cruz.

“A grande ideia foi fazer uma escola paroquial. Uma antiga tradição da Igreja. Quantas centenas de pessoas receberam formação. Uma chama que se acendeu. É preciso estar próximo daqueles que precisam”, disse.

Segundo o presidente da CEP, “há um caminho de proximidade que é preciso de recuperar hoje”.

No final da Eucaristia, o atual pároco do Porto da Cruz, padre Fábio Ferreira, evocou a criação de uma escola na cave da igreja local, “para a formação intelectual da comunidade”, e de um grupo desportivo para ocupar os tempos livres nossos jovens, por parte do homenageado.

O cónego Manuel Freitas Luís Júnior foi agraciado este ano com a insígnia autonómica de bons serviços, nas celebrações do Dia da Região Autónoma da Madeira (1 de julho).

O Governo Regional destacou o seu “percurso como pastor, ao serviço da comunidade”.

Nascido na freguesia de Santana, a 20 de agosto de 1934, o padre Manuel Luís Júnior foi ordenado a 15 de agosto de 1961, tendo assumido as missões de pároco de Machico, Porto da Cruz, São Roque do Faial, Graça, Visitação e Santo Amaro (Funchal).

Em 1993 foi nomeado arcipreste do Funchal e, em 2002, cónego da Sé do Funchal; em 2010, quando era pároco da Graça, foi dispensado do serviço paroquial.

OC

Partilhar:
Scroll to Top