Liturgia: Diocese de Aveiro propõe «Caminhada de Advento, rumo à Páscoa…»

Com o lema «Família, vocação de Amor e caminho de Santidade»

Aveiro, 22 nov 2019 (Ecclesia) – O Departamento da Catequese da Infância da Diocese de Aveiro preparou materiais para a ‘Caminhada de Advento, rumo à Páscoa…’, procurando oferecer um rosto visível ao trabalho “feito nas catequeses e em família”.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o Departamento Diocesano da Catequese de Infância explica que tem “alguns desafios” que ajudem a “atingir os objetivos propostos” para o tempo litúrgico do Advento, que a Igreja Católica começa a viver a 1 de dezembro, na preparação para o Natal.

Neste contexto, destacam-se três dimensões “fundamentais” para esta vivência:  a dimensão de grupo, a dimensão familiar e a dimensão comunitária.

A proposta gráfica em catequese e comunidade podem ser “ajustadas de acordo com a realidade e sensibilidade de cada paróquia e local”.

O lema da dinâmica ‘Caminhada de Advento, rumo à Páscoa…’ acompanha o programa Diocesano de Pastoral de Aveiro – ‘Família, vocação de amor e caminho de santidade’ – e vai fazer o acompanhamento da Liturgia dominical própria de cada um dos tempos, que preparam respetivamente o nascimento e morte de Jesus, o Natal e a Páscoa.

O Departamento Diocesano da Catequese de Infância contextualiza, quanto à vivência do Advento, que as leituras do Evangelho em cada domingo “têm características próprias” e destacou verbos para cada uma das quatro semanas.

A proposta de painel de Natal é similar às pagelas semanais para se construir em casa e na sala de catequese; há ainda um painel litúrgico do Ano Pastoral para ser construído em comunidade.

“É sugerido a elaboração de um painel gráfico que acompanhe a vivência dos diferentes tempos litúrgicos, ao longo deste ano pastoral, em jeito de caminhada progressiva e de crescimento espiritual”, lê-se no guião.

A equipa do Departamento da Catequese da Infância informa que esta proposta de caminho assenta nos pressupostos do Programa Diocesano de Pastoral para 2019/2020, nomeadamente.

“A família não é só destinatária da ação pastoral da Igreja, mas também protagonista dessa missão. É cada vez mais urgente criar cultura de família, é necessário que as famílias aprendam a narrar e a celebrar a realidade da família, o tempo, as festas, os sucessos e os fracassos em chave cristã”, refere a caminhada, que pode ser consultada no sítio online da Diocese de Aveiro.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top