Lisboa: Serviço da Juventude quer continuar a mobilizar construtores da JMJ 2023

D. Rui Valério vai ter primeiro grande encontro com os jovens na Jornada Diocesana da Juventude, dia 26 de novembro, em Vila Franca de Xira.

Lisboa, 31 out 2023 (Ecclesia) – O diretor do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa afirmou que o setor da Pastoral Juvenil tem como prioridade, no pós JMJ Lisboa 2023, continuar a mobilizar todos aqueles que estiveram envolvidos no encontro.

“O primeiro caminho foi estar próximo daquilo que são as realidades que estiveram a construir a Jornada: os Comités Vicariais, os Comités Paroquiais, as várias equipas. Tentar que estas pessoas que estiveram muito mobilizadas para a Jornada, que agora possam também continuar, e que o cansaço não as desanime”, desejou João Clemente, em entrevista, transmitida esta terça-feira, no programa ECCLESIA, na RTP2.

De acordo com o responsável, havia “preocupação” sobre o trajeto que adotaria a Pastoral Juvenil no período após a Jornada Mundial da Juventude e que agora considera ser “um desafio muito grande”.

“Em Lisboa, temos também uma novidade que marca muito este início de ano pastoral, que é termos um novo Patriarca, o D. Rui. E também aqui é importante perceber, junto com o Sr. Patriarca, qual é que é o rumo a seguir, quais são as prioridades pastorais”, explica João Clemente.

Segundo o diretor do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa, nos meses de setembro, outubro e novembro, o objetivo é contruir um caminho despojado de “ansiedade”, de “querer fazer tudo já”, seguindo algumas “propostas” e “linhas orientadoras” para depois serem acompanhadas.

Uma das novidades desta temporada é a realização de um trabalho ainda mais estreito entre a Pastoral Juvenil, a Pastoral Vocacional e a Pastoral Universitária.

Foto COD Lisboa

“Este é um desafio também destas equipas se entrecruzarem, de pensarmos as atividades em conjunto, os itinerários”, esclarece João Clemente.

A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), que acontece dia 26 de novembro, vai ser a oportunidade para reunir todos os que construíram a JMJ.

“[O encontro] vai ser para nos reencontrarmos, para estarmos juntos, para fazermos memória da Jornada, para recordarmos aquilo que foi a Jornada, mas para não ficar no baú, para podermos projetar também aquilo que vai acontecer ao longo deste ano”, destacou o responsável, assumindo que este “será um dia de festa”, “no domingo de Cristo Rei”.

“Alegres na Esperança” é o tema desta Jornada Diocesana da Juventude 202, que vai ter lugar em Vila Franca de Xira.

Este será também o primeiro grande encontro do Patriarca de Lisboa com os jovens.

“Vem, partilha, vem, testemunha, vem, e mostra como é na esperança que encontramos alegria e é na alegria que realizamos a nossa esperança”, convocou D. Rui Valério.

“Para nós é muito importante que esta Jornada da Juventude seja aberta a todos os jovens. E daí as propostas que nós temos no programa sejam os momentos formativos, de partilha, sejam os momentos culturais e, isto é muito importante, que possam ir ao encontro daquilo que é a realidade dos jovens”, realçou João Clemente.

Além da JDJ, o Fórum ‘Geração Rise UP’ é outra das iniciativas da Pastoral que se mantêm e que já no mês de novembro conhece outro capítulo.

No dia 8, 9 e 10 de dezembro, em Fátima, jovens de delegados de todas as paróquias, movimentos, capelanias da diocese vão estar reunidos com o Patriarca de Lisboa.

“O D. Rui tem-nos pedido muito, tem sido muito assertivo nesta questão de que quer caminhar com os jovens, que quer escutar os jovens, que quer estar ao lado dos jovens”, referiu o responsável do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa, que revela que o fórum foi a ideia pensada para servir este fim, sendo este o momento em que o bispo vai escutar os jovens e “perceber aquilo que eles esperam”.

Por sua vez, na tarde do dia 10 de dezembro, vai ser realizada uma “peregrinação a Fátima para agradecer a JMJ”.

“Toda a diocese está convidada”, anuncia João Clemente.

HM/LJ

Partilhar:
Scroll to Top