Lisboa: Padre Hugo Gonçalves recorda D. Daniel Henriques, com quem fez experiência missionária em Angola, como «amigo e pastor»

Pároco do Campo Grande, em Lisboa, tem percurso de vida marcado pela presença do falecido bispo auxiliar

D. Daniel Henriques
Foto: Agência ECCLESIA

Lisboa, 04 nov 2022 (Ecclesia) – O padre Hugo Gonçalves, pároco do Campo Grande, em Lisboa, recordou hoje o falecido bispo D. Daniel Henriques, seu “pároco da juventude”, como um amigo e um exemplo de vida.

“Foi o pároco da minha juventude, em Famões, apanhou-me nos meus 19 ou 20 anos e era para mim um tempo de grande descoberta na questão vocacional, tempo de muitos projetos e destaco logo o projeto missionário que fundámos, uma geminação paroquial que veio do coração do D. Daniel”, disse à Agência ECCLESIA.

O sacerdote recebeu a notícia do falecimento esta manhã, “no meio de uma reunião”, mas, “apesar de saber que a notícia havia de chegar”, esta comoveu-o mais do que estava à espera. 

“Foi uma avalanche que veio na minha direção, um sentimento de muita tristeza”, partilha.

O padre Hugo Gonçalves recorda ainda uma experiência em Angola, onde esteve com D. Daniel Henriques, em missão. 

“Em Angola vimos um homem muito capaz de se adaptar, numa situação inóspita e difícil de viver, e muito diferente da nossa cultura, numa altura em que não havia nada, no pós- guerra, no ano de 2004 foi a nossa primeira viagem”, relata

Para o atual pároco do Campo Grande, a figura de D. Daniel Henriques foi uma marca na sua vida vocacional, “um amigo e um pastor”. 

“Ajudou muito a ser como sou hoje como padre, acompanhou-me no meu discernimento vocacional e depois também nos primeiros tempos de seminário, um amigo e um pastor, alguém que, desde o princípio estimulou muito o meu crescimento e criatividade”, afirma.

O padre Hugo Gonçalves foi acompanhando o tempo de doença do falecido bispo auxiliar de Lisboa, “sempre vivido com muita discrição”. 

“Na maior parte das vezes pareceu-me a tentar disfarçar a gravidade ou o sofrimento que estava a sentir”, refere. 

O sacerdote “teve a graça” de falar com D. Daniel Henriques, antes dos últimos dias em que a situação de saúde piorou, para lhe “agradecer o exemplo”. 

D. Daniel Henriques, que se encontrava internado numa unidade de Cuidados Paliativos, faleceu na última madrugada, aos 56 anos de idade, vítima de doença, informou o Patriarcado de Lisboa, em nota enviada à Agência ECCLESIA.

A partir das 18h00 desta sexta-feira, o corpo de D. Daniel Henriques será velado na Sé de Lisboa onde, “a seu pedido”, vai ser rezado o Terço, seguido de Ofício de Leitura, acrescenta a informação.

A Missa exequial vai ser celebrada este sábado, às 11h00, na Sé, presidida por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, seguindo o corpo para a Igreja Paroquial de Santo Isidoro, onde chegará pelas 16h00, sendo sepultado no cemitério local.

SN

Óbito: Faleceu D. Daniel Henriques, bispo auxiliar de Lisboa

Partilhar:
Scroll to Top