Lisboa: Organizações de apoio aos refugiados apresentam documentário «Citizen of Moria»

Lisboa, 29 set 2022 (Ecclesia) – O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) e a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) promovem hoje a exibição do documentário ‘Citizen of Moria’, sobre um cidadão afegão, pelas 21h00, no largo da igreja de Santos-o-Velho, em Lisboa.

Num comunicado enviado Agência ECCLESIA, o JRS-Portugal e a PAR explicam que o documentário é “contado na primeira pessoa”, relata a “odisseia” de Ahmad, um cidadão afegão que “se viu obrigado a deixar o seu país e a sua família, por razões de segurança”, por causa do regime Talibã.

Ahmad, que não se conseguiu despedir da família, foi alojado no campo de refugiados de Moria, na ilha grega de Lesbos, e os relatos e as imagens “dramáticas” que recolhe dentro desse campo “demonstram as dificuldades e armadilhas de um processo de refúgio”.

O documentário ‘Citizen of Moria’ foi produzido pela realizadora Hemal Trivedi, galardoada com um óscar, três Emmys e sete nomeações para os Prémios Emmy, com direção de Jawad Mir e Sayed Ahmadzia Ebrahimi, o protagonista.

O evento, no largo da igreja de Santos-o-Velho, em Lisboa, é aberto ao público e vai terminar com um momento de perguntas e respostas com Jawad Mir e Nuno Costa Jorge, da Plataforma de Apoio aos Refugiados, para falar sobre a experiência de acolhimento de cidadãos afegãos, um ano depois da sua chegada a Portugal.

O documentário vai ser lançado a 10 de dezembro de 2022, Dia Internacional dos Direitos Humanos, lê-se na página de ‘Citizen of Moria’ na rede social Facebook.

No dia 5 de dezembro de 2021, o Papa regressou ao campo de refugiados de Lesbos, na Grécia, para visitar as pessoas alojadas na ilha e presidir a um momento de oração; Francisco já tinha estado no campo de refugiados de Mória – consumido pelas chamas em 2020 –  a 16 de abril de 2016, com cerca de 2500 pessoas, para manifestar-lhes o seu apoio.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top