Lisboa: Cardeal-patriarca sublinha «disponibilidade» e «serenidade» do cónego João de Sousa

Antigo pároco de Nossa Senhora do Amparo de Benfica faleceu sexta-feira, aos 89 anos

Foto Patriarcado de Lisboa, Missa Exequial do Cónego João de Sousa

Lisboa, 22 jan 2017 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa afirmou hoje que o cónego João de Sousa, falecido na última sexta-feira, foi um “grande servidor da Igreja” e o seu percurso de vida fica marcado pela “grande entrega” e “disponibilidade”.

“É o que se pede a um servidor da Igreja e por isso fica muito presente em todos nós”, sublinhou D. Manuel Clemente.

O cardeal-patriarca de Lisboa presidiu esta manhã à Missa Exequial do cónego João António de Sousa, falecido aos 89 anos no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, na última sexta-feira.

D. Manuel Clemente sublinhou a “aplicação, serenidade e correção” do antigo pároco de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica, tanto na vida paroquial como Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e na presidência do Conselho de Gerência da Renascença.

“Foi dos primeiros padres que o cardeal Cerejeira mandou formar, em Roma, tendo em vista o Seminário dos Olivais, onde foi professor, e depois na Faculdade de Teologia, durante tantos anos”, lembrou D. Manuel Clemente, sublinhando a “serenidade” que colocava em todos os compromissos

“Ainda na última conversa que tivemos, há dias, era essa serenidade que também manifestava”, acrescentou o cardeal-patriarca de Lisboa.

O cónego João de Sousa nasceu a 18 de novembro de 1928, na freguesia de Assentiz, Torres Novas; foi ordenado sacerdote a 29 de junho de 1951.

“No seu ministério sacerdotal foi assistente da Ação Católica, presidente do Conselho de Gerência da Rádio Renascença, professor na Universidade Católica e pároco, entre 1982 e 2007, da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica. Atualmente era colaborador da mesma paróquia”, assinalou uma nota enviada à Agência ECCLESIA pelo Patriarcado de Lisboa.

Após a Missa Exequial, presidida por D. Manuel Clemente, a urna seguiu para Casais de Igreja; D. José Traquina, bispo de Santarém, preside à Missa na igreja paroquial, às 15h00.

O cónego João António de Sousa será sepultado no cemitério da sua terra natal.

OC/PR

Partilhar:
Scroll to Top