Lisboa: Arcebispo de Manila vai encontrar-se com comunidade filipina

D. Luis Antonio Tagle está em Portugal para presidir às celebrações dos dias 12 e 13 de maio em Fátima 

Foto: Ricardo Perna/Família Cristã

Lisboa, 10 mai 2019 (Ecclesia) – O cardeal Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila, nas Filipinas, e responsável pela Cáritas Internationalis, vai encontrar-se hoje com a comunidade fiipina radicada em Portugal, na igreja de São Tomás de Aquino, em Lisboa.

De acordo com informações enviadas à Agência ECCLESIA, a iniciativa está marcada para as 18h00 e inclui uma conferência de D. Luis Antonio Tagle seguida de Missa, em inglês, uma celebração dedicada de modo especial a todos os migrantes filipinos presentes no nosso país.

Recorde-se que o arcebispo de Manila, de 61 anos, preside às cerimónias deste ano dos dias 12 e 13 de maio, em Fátima.

A peregrinação internacional vai ser marcada pela atenção ao continente asiático, região onde o número de peregrinos que acorrem à Cova da Iria tem aumentado substancialmente nos últimos anos.

Em 2018, o cardeal John Tong, bispo emérito de Hong Kong, foi o primeiro responsável católico chinês a presidir a uma peregrinação internacional aniversária em Fátima, e em outubro as cerimónias contaram com a presença do bispo de Hiroxima, no Japão, D. Alexis Mitsuru Shirahama.

Para outubro deste ano, está prevista a vinda a Fátima do arcebispo de Seul, na Coreia do Sul, o cardeal Andrew Yeom Soo-Jung.

Só “nos primeiros quatro meses deste ano”, refere uma nota do Santuário de Fátima, já estiveram presentes na Cova da Iria “60 grupos de peregrinos asiáticos, nove dos quais oriundos das Filipinas”.

No total de 1934 peregrinos que solicitaram o apoio do Departamento de Acolhimento do Santuário de Fátima, entre janeiro e abril de 2019, prevalecem os fiéis provenientes da Coreia do Sul, com um total de 730 pessoas distribuídas por 30 grupos.

Outro país em destaque neste ranking é o Sri Lanka, de onde chegaram durante este período 428 peregrinos, integrados em 8 grupos.

Sobre a presença de D. Luis Antonio Tagle em Fátima, o santuário mariano recorda que nas Filipinas os católicos estão presentes em número maioritário, representando cerca de 90 por cento da população.

Aquele país celebra em 2021 os 500 anos da chegada dos primeiros evangelizadores cristãos.

D. Luis Antonio Tagle desempenha desde 2011 o cargo de presidente da Cáritas Internacional e, esta quinta-feira, já visitou a sede da Cáritas Portuguesa e o programa prevê conhecer a atuação da organização a nível diocesano.

O arcebispo de Manila, nas Filipinas, foi criado cardeal pelo Papa Bento XVI, em novembro de 2012.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top