Lisboa: Ano jubilar quer ajudar cidade a redescobrir figura de São Vicente

Programa de celebrações assinala 850 anos da chegada das relíquias do diácono e mártir

Foto: C.M. Lisboa

Lisboa, 15 set 2023 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa inicia hoje a celebração de um ano jubilar, por ocasião dos 850 anos (1173-2023) da chegada à capital portuguesa das relíquias do diácono e mártir São Vicente.

O programa, que decorre até 16 de setembro de 2024, inclui uma agenda cultural “diversificada de itinerários, exposições, conversas, celebrações, conferências, lançamento de livros, entre outros eventos pensados para todos”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Município de Lisboa recorda a presença do santo como “uma constante na vida da cidade”, cujo brasão ostenta as insígnias de São Vicente – o barco e os corvos -, falando numa “figura incontornável”.

A chegada das relíquias de São Vicente a Lisboa inscreveu-se “no sentido instaurar a vida cívica da cidade promovendo a convivência no respeito pela diversidade e especificidade cultural e religiosa dos que a habitam”, indica a brochura comemorativa divulgada pela Câmara Municipal de Lisboa.

A devoção a São Vicente, refere o texto, remete para um período da Igreja de Lisboa em que os cristãos conviviam com outras religiões, em ambiente de pluralidade cultural.

“Esse é cada vez mais o rosto de Lisboa contemporânea. Aí os cristãos são chamados a ser sinal, não apenas de uma fé, mas também de uma cultura, aprendendo a arte de conviver, na tolerância e no respeito pelos outros, sem renunciarem à autenticidade da sua fé”, assinala o cónego Francisco Tito Espinheira, deão do Cabido da Sé de Lisboa.

O responsável sustenta que São Vicente tem “uma palavra a dizer à cidade e diocese de Lisboa”, precisando que, com as comemorações, se pretende “dar espaço para que a diga e para que seja escutada”.

O Papa Francisco concedeu indulgência plenária durante o ano jubilar, nas condições determinadas pela Igreja, nas comemorações dos 850 anos (1173-2023) da chegada a Lisboa das relíquias do diácono e mártir São Vicente que ficaram depositadas na Igreja de Santa Justa e, no dia seguinte, foram transladadas para a capela-mor da Sé.

LFS/OC

 

Lisboa: Iniciativas culturais celebram os 850 anos da chegada das relíquias de São Vicente

Partilhar:
Scroll to Top