Lisboa 2023: Papa encontra-se com Marcelo Rebelo de Sousa, após cerimónia de boas-vindas

Francisco assina Livro de Honra e oferece medalhão da JMJ 2023

Foto: JMJ Lisboa 2023

Lisboa, 02 ago 2023 (Ecclesia) – O Papa reúne-se, em privado, com o presidente da República Portuguesa, que o recebeu no Aeroporto de Figo Maduro.

Após a aterragem do voo AZ4000, vindo de Roma, Francisco e Marcelo Rebelo de Sousa seguiram para a Praça Afonso de Albuquerque, diante do Palácio de Belém, onde decorreu cerimónia de boas-vindas, com honras militares, a execução dos hinos nacionais de Portugal e do Estado do Vaticano e o desfile das Forças Armadas.

Francisco chegou, depois, ao Palácio de Belém, para uma fotografia oficial, assinatura do Livro de Honra e uma visita de cortesia a Marcelo Rebelo de Sousa.

Na mensagem escrita, Francisco assumiu-se como “peregrino da esperança em Portugal”.

“Peregrino da esperança em Portugal, rezo e faço votos para que este país de coração jovem continue a fazer-se ao largo rumo a horizontes de fraternidade; Lisboa, cidade do encontro, inspire modos de enfrentar em conjunto as grandes questões da Europa e do mundo”, deixou escrito no Livro de Honra.

O encontro inclui uma troca de presentes e a bênção do Papa a funcionários do Palácio.

Foto: Lusa

O Papa oferece a medalha comemorativa da JMJ 2023, que apresenta ao centro, entalhada na esfera armilar, a Catedral Patriarcal de Santa Maria Maior, igreja matriz e principal local de culto católico da cidade de Lisboa.

À volta, em sentido circular, desenvolve-se a expressão latina “DIES MVNDIALIS IVVENTVTIS LISBONAE MMXXIII” e acima, entre as duas torres, destaca-se o logotipo da JMJ Lisboa 2023.

Em círculo, em direção ao lado externo, estão representados os 13 patronos da Jornada Mundial da Juventude, “todos Santos ou Beatos, que dedicaram suas vidas ao serviço dos jovens”.

O primeiro discurso do Papa vai ser pronunciado no Centro Cultural de Belém, que às 12h15 recebe um encontro de cerca de mil pessoas, entre autoridades políticas, representantes da sociedade civil e membros do corpo diplomático acreditado em Portugal; antes de Francisco, o presidente da República Portuguesa fará o discurso de boas-vindas.

OC/LS

Partilhar:
Scroll to Top