Lisboa 2023: Organização deixa conselhos para JMJ mais «sustentável», apelando à reciclagem

 

Peregrinos contam com calculador da pegada carbónica

Lisboa, 31 jul 2023 (Ecclesia) – A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) publicou um conjunto de recomendações aos peregrinos, para que o encontro de Lisboa seja mais “sustentável”.

“Viver uma Jornada Mundial da Juventude de forma mais sustentável é uma forma importante de cuidar da nossa Casa Comum e promover um legado positivo para as gerações futuras”, indica uma nota publicada nas redes sociais.

Entre as “propostas simples para tornar a JMJ mais amiga do ambiente” estão o recurso à reciclagem e um cuidado particular com as embalagens plásticas, além da reutilização da garrafa de água que integra o kit dos peregrinos.

A JMJ Lisboa 2023 oferece ainda, na sua aplicação móvel oficial, um “calculador da pegada carbónica dos peregrinos”, numa iniciativa da Novo Verde e a ERP Portugal.

“Respondendo ao apelo do Papa Francisco, a preocupação com a Casa Comum está presente através do cálculo da pegada de carbono dos seus peregrinos. Com este objetivo, a ERP Portugal e a Novo Verde desenvolveram o calculador de pegada carbónica, disponível para todos os peregrinos inscritos”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta ferramenta contempla as atividades realizadas “desde o ponto de origem até ao último dia da Jornada”.

Através de um questionário inicial, “é possível a cada peregrino descobrir a sua pegada estimada até ao final do encontro”.

A JMJ Lisboa 2023 assume um “forte compromisso com a sustentabilidade”, pretendendo que seja incorporada nas múltiplas vertentes da sua organização e também na consciencialização dos peregrinos para que assumam esta preocupação ao longo de toda a sua vivência”.

Tendo como foco a redução do consumo de novos plásticos, a JMJ Lisboa 2023 “optou por colocar etiquetas de cartão em todo o merchandising, evitando ao máximo o plástico e mesmo as embalagens de plástico”.

Outra das iniciativas realizadas para compensar parte da pegada ambiental é a plantação mundial de árvores: segundo o último balanço, foram já plantadas perto de 17 mil.

OC

Partilhar:
Scroll to Top