Lisboa 2023: Festa da juventude conta com propostas desportivas, que promovem «encontro» e «inclusão»

«JMJ Sports» quer levar clima de alegria a quem se encontrar com jovens peregrinos de todo o mundo

 

Lisboa, 04 jul 2023 (Ecclesia) – A programação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 vai incluir a iniciativa ‘JMJ Sports’, um evento desportivo que visa provocar “o encontro” e valorizar a inclusão.

“Procuramos sensibilizar os peregrinos para outros tipos de modalidades, que têm igualmente mérito e valor, enquanto modalidades desportivas de encontro”, disse à Agência ECCLESIA Emanuel Soeiro, que integra a equipa responsável por esta organização.

A 2 de agosto, o Pavilhão 2 do Estádio Universitário vai acolher várias estações de desporto inclusivo, com o apoio e a organização da Fundação Benfica, onde os peregrinos podem participar em modalidades como Blind Football, Walking Football e Corfebol.

“Queremos promover o encontro entre gerações”, numa demonstração aberta a qualquer pessoa, fugindo ao “padrão habitual” da prática desportiva, assinala o entrevistado.

A iniciativa ‘JMJ Sports’, com equipas mistas, traduz a dimensão “de festa e de alegria” que o encontro mundial de jovens traz aos espaços que o acolhem.

“Certamente provocará alguma conversa, alguma dinâmica, numa lógica de evangelização pelo testemunho da alegria de viver”, observa Emanuel Soeiro.

Os encontros desportivos vão decorrer no dia 2 de agosto, entre as 14h00 e as 20h00: o torneio de futebol de 7, no Estádio Universitário, em Lisboa, e o torneio de voleibol de praia, na Praia de Carcavelos, com a colaboração da Câmara Municipal de Cascais.

A organização estabeleceu um limite de 360 inscrições para o futebol e 320 para o voleibol, número que foi ultrapassado “em muito” na procura dos peregrinos.

Além das equipas mistas, os promotores da iniciativa vão unir “elementos de vários países, na mesma equipa”, procurando potenciar a “linguagem universal” do desporto, explica Emanuel Soeiro.

“Procuramos integrar a dinâmica da universalidade na própria equipa, para haver este encontro de culturas no campo de jogo”, acrescenta o responsável, em entrevista à emissão de hoje do Programa ECCLESIA, na RTP2.

O desporto tem esta componente de ligar as pessoas, num mundo marcado cada vez mais pela discórdia, por desavenças. O desporto obriga-nos a trabalhar em conjunto, com o objetivo de ganhar, numa lógica amistosa”.

A preocupação de “acolher a deficiência” está presente em todas as decisões do Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023, que procura “garantir acessibilidade nos locais destinados às atividades e nos espaços previstos para o alojamento”.

O encontro mundial, que Portugal recebe pela primeira vez de 1 a 6 de agosto, inclui na sua programação um conjunto de eventos culturais, religiosos e desportivos, o “Festival da Juventude”, protagonizado por peregrinos da JMJ, dos cinco continentes.

OC

 

Lisboa 2023: «Há uma grande vontade de que a Jornada não se feche nos peregrinos» – Peu Madureira

 

Partilhar:
Scroll to Top