Lisboa 2023: Cardeal-patriarca destaca «generosidade dos voluntários»

D. Manuel Clemente fala em «geração JMJ» como «profecia do mundo a construir»

Foto: Lusa

Algés, 06 ago 2023 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa destacou hoje a “generosidade dos voluntários” que participaram na JMJ 2023, considerando que o encontro mundial representa um sinal de esperança para a sociedade.

“A generosidade dos voluntários que possibilitaram a realização desta Jornada Mundial da Juventude é expressão de que tal pode realmente acontecer. É uma profecia do mundo a construir”, indicou D. Manuel Clemente, perante milhares de pessoas reunidas no Passeio Marítimo de Algés.

O responsável católico, que reforçou a sua convicção na criação de uma “geração JMJ 2023”, agradecendo a presença de Francisco nesta edição da Jornada, pelas “palavras e gestos” que vão ficar na memória.

“Termina assim um programa repleto de momentos inolvidáveis. E termina neste encontro com os voluntários que tornaram possível que tudo acontecesse da melhor forma e com os melhores resultados”, acrescentou.

O cardeal-patriarca indicou que alguns destes voluntários trabalharam “durante anos”, assinalando o “entusiasmo contagiante” que superou as dificuldades.

“Os voluntários aqui presentes, nacionais e internacionais, são o rosto mais expressivo duma juventude com que a Igreja e o mundo podem contar, para rejuvenescerem também, em comunhão e solidariedade redobradas”, sustentou.

D. Manuel Clemente observou que o Papa cumpriu a sua promessa de estar em Portugal, realçando a importância de eventos como a JMJ, que “reúnam a juventude mundial em torno de objetivos” comuns.

“Muito obrigado, Santo Padre”, concluiu.

Dos 25 mil voluntários presentes, dois terços eram mulheres;

Lisboa recebeu de terça-feira a domingo a primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em território português, com a presença de cerca de milhão e meio participantes dos cinco continentes.

Portugal foi o 13.º país a acolher este encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, sob a presidência do Papa; Seul vai acolher a 41ª Jornada Mundial da Juventude, em 2027.

Até hoje houve 15 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com celebrações anuais em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016), Panamá (2019) e Lisboa (2023).

OC

 

Partilhar:
Scroll to Top