Leiria – Fátima: Faleceu o padre David Pedrosa Gaspar

Foto: Diocese de Leiria – Fátima

Leiria, 04 jan 2025 (Ecclesia) – O padre David Pedrosa Gaspar, com 91 anos, faleceu na madrugada de sábado, segundo informação da diocese de Leiria – Fátima.

“Recebi hoje a notícia de que o nosso querido David Pedrosa Gaspar, terminou a sua peregrinação terrena, depois de quase 92 anos de vida, a maior parte da qual dedicada ao serviço do Povo de Deus da nossa Igreja de Leiria-Fátima. Partiu na madrugada desta vigília da Epifania, em que celebramos a revelação do Senhor Jesus aos gentios, guiados pela Estrela”, escreveu D. José Ornelas numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

As cerimónias fúnebres terão lugar domingo, 5 de janeiro de 2025, às 16h, na igreja paroquial de Monte Redondo, seguindo-se o funeral para o cemitério local.

O padre David Pedrosa Gaspar nasceu a 14 de janeiro de 1933, em Monte Redondo, tendo entrado no Seminário de Leiria, em 1944, onde veio a conclui estudos em 1956, tendo sido ordenado padre a Sé de Leiria por D. João Pereira Venâncio, em agosto de 1956.

O sacerdote foi pároco em Carnide, em Coimbrão, também no Juncal, Arrabal e em Alpedriz, ao longo da sua vida, até 1986; foi também professor de Língua Portuguesa, Físico-Química e Educação Moral e Religiosa Católica, em Vieira de Leiria e em 1993 foi membro da Comissão do Inventário Artístico da Diocese.

“Agravando-se as condições de saúde, pediu ao bispo diocesano e foi-lhe concedida a isenção das responsabilidades pastorais paroquiais. Passou a estar ao serviço das comunidades de Vida Consagrada e, durante algum tempo, esteve ao serviço do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, em Lamego. Regressado à Diocese, fixou residência na sua terra natal, em monte redondo”, indica o comunicado.

Em 2011, o padre David Pedrosa Gaspar passou a residir na Casa Diocesana do Clero, em Fátima.

“Agradeço às pessoas que cuidam dos padres e outras pessoas na Casa do Clero, pelo carinho e generoso esforço que dedicam a estes nossos irmãos e irmãs, aliviando fragilidades e limitações e dando alegria, luz e paz à existência, na esperança que não confunde, que celebramos neste Ano Jubilar da Esperança”, sublinhou D. José Ornelas.

“À família do padre David Pedrosa, bem como a toda a família diocesana, apresento, em nome da Igreja de Leiria-Fátima, as mais sentidas condolências e também a promessa da nossa oração confiante no Senhor da vida, que o padre Manuel viveu e anunciou. Que o Senhor que o chamou ao seu serviço nesta Igreja o guie até ao encontro consigo, para chegar à luz que ele não cessou de difundir através do seu ministério sacerdotal ao serviço do Povo”, finalizou.

LS

Partilhar:
Scroll to Top