Leiria-Fátima: Diocese promove iniciativa quaresmal com a réplica da Cruz da JMJ

Iniciativa «Abraça a Cruz» servirá como «catalisador para dinamismos locais de pastoral juvenil», assinala padre André Batista

Leiria, 15 fev 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima está a promover a iniciativa ‘Abraça a Cruz’ nas suas comunidades para “celebrar e reviver” a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 e promover “a vivência autêntica da Quaresma”, até 30 de março.

“Esta proposta, concebida para celebrar e reviver os momentos marcantes da JMJ, além de promover a vivência autêntica da Quaresma entre os jovens e as comunidades da diocese de Leiria-Fátima, foca-se na presença de uma réplica da Cruz da JMJ em cada uma das 9 vigararias”, explica o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) de Leiria-Fátima.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Leiria-Fátima, o diretor do SDPJ salienta que a presença da Cruz da JMJ em cada vigararia “é mais do que um simples gesto simbólico”, porque pretendem incentivar os jovens e as comunidades a “abraçarem a cruz de Cristo nas suas próprias vidas, reconhecendo-a como fonte de redenção e esperança”.

“A presença da Cruz da JMJ servirá como um catalisador para dinamismos locais de pastoral juvenil”, realça ainda o padre André Batista, sobre esta peregrinação diocesana da Quaresma à Páscoa.

Na iniciativa ‘Abraça a Cruz’, que começou esta quarta-feira, dia 14 de fevereiro e termina a 30 de março, cada vigararia (conjunto de paróquias) organiza os eventos, as celebrações e as atividades que “ajudem” os jovens a se “envolverem mais profundamente na vida da Igreja e da sociedade”, informa o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil de Leiria-Fátima.

A Vigararia da Marinha Grande foi a primeira a receber a réplica da Cruz da JMJ, esteve presente na celebração de Quarta-feira de Cinzas, e foi será lançada uma campanha de solidariedade para a Conferência de São Vicente de Paulo local.

O SDPJ de Leiria-Fátima destaca que a Via-Sacra para “toda a comunidade diocesana”, no dia 2 de março, é um “momento especial” da iniciativa ‘Abraça a Cruz’.

“Todos são bem-vindos a participar neste momento de meditação na Paixão de Cristo”, acrescenta, sobre a Via Sacra em Porto de Mós, a partir das 21h00, no Parque Verde.

Entre novembro de 2021 e julho de 2023, os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude – a cruz e o ícone mariano – percorreram as 21 dioceses portuguesas, a Fundação JMJ Lisboa 2023 ofereceu uma réplica da Cruz “manter viva a memória da peregrinação dos símbolos”:

A Cruz da JMJ foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens em abril de 1984 e marcou o início de uma peregrinação da juventude de todo o mundo; em 2000, o mesmo pontífice confiou aos jovens uma cópia do Ícone de Nossa Senhora ‘Maria Salus Populi Romani’.

A cruz de madeira mede 380 cm de altura e pesa 31 kg; os braços medem 175 cm de largura e os painéis em madeira medem 25 cm de largura.

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top