Leiria-Fátima: Cáritas Diocesana tem grupo juvenil dedicado a projetos sociocaritativos

«Cáritas Jovem» nasceu em 2014 e atua essencialmente junto de crianças e adolescentes

Leiria, 17 mar 2017 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima é a única em Portugal que tem um grupo ‘Cáritas Jovem’, criado em 2014 com o objetivo de “envolver” mais a juventude em projetos com crianças e adolescentes.

Nelson Costa, da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima, explica que o grupo jovem da instituição desenvolve diversos projetos como o ‘Escuta-me’, uma conferência na primeira sexta-feira de cada mês, ou o ‘Equipa-te’, um fim de semana lúdico-desportivo para adolescentes carenciados.

A Agência ECCLESIA foi conhecer o ‘Explica-me’ que, segundo o animador cultural, consiste em “dar explicações a crianças e adolescentes” do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico que “tinham pouco sucesso escolar”, para que possam ter “boas notas” e “um percurso escolar digno”.

O projeto de explicações tem cerca de dois anos e nos adolescentes são identificados “comportamentos desviantes na escola, más notas”, sinalizados pelos técnicos da Cáritas oriundos de famílias que já acompanham.

Nelson Costa, que faz parte da equipa coordenadora da ‘Cáritas Jovem’, recorda que este grupo nasceu a partir da colónia de férias que a Cáritas de Leiria-Fátima organiza há cerca de 30 anos, para envolver “os monitores voluntários, todos jovens” durante o resto do ano.

Gonçalo Santos é de Leiria e na manhã de cada sábado, por volta das 11h00, quando chega à ‘Cáritas Jovem’, diz as disciplinas que vai estudar e depois vai para a sala.

“Estudo um pouco em casa antes dos testes, para preparar a matéria e consolidar”, conta à Agência ECCLESIA, salientando que o ‘Explica-me’ tem ajudado a superar dificuldades.

Agora, Gonçalo Santos mantém “as positivas”, não tem “negas” e depois vai para a brincadeira: “Só durante a semana é que estudo mais um pouco”.

João Barreiro é explicador neste projeto pelo segundo ano e afirma que os alunos “gostam” de ali estar e “querem aprender mais”.

“Aqui são quase como irmãos mais novos e estamos a ajudá-los para que possam dar o melhor deles na escola. Fazem grande sacrifício também para estarem aqui ao sábado de manhã, não somos só nós”, disse o jovem de 22 anos, que está a terminar o mestrado integrado em Engenharia do Ambiente.

Já Marta Simões entrou para o projeto ‘Explica-me’ neste ano letivo, para “dar explicações às meninas do 9.º ano”, e acompanha todas as disciplinas.

Licenciada em Marketing, refere à Agência ECCLESIA que quando conheceu o projeto achou logo que era algo em que queria participar.

“Os alunos são muito fáceis de interagir. Trabalham bem connosco, são dinâmicos, fazem o que pedimos e motivados. Sentimos que gostam de estar aqui”, acrescenta.

A Cáritas Jovem é um grupo da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima.

“Vamos mostrando, um pouco, o que são os valores da Cáritas de Leiria”, acrescentou Nelson Costa, destacando que os jovens se envolvem noutros projetos e atividades que Cáritas diocesana promove, como o peditório publico de rua que decorre até domingo no contexto da semana nacional 2017.

LFS/CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top