Legislativas 2024: Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Braga apela a «combate aberto de ideias»

Nota recorda mensagem do Papa, na JMJ 2023, para «todos, todos, todos»

Braga, 28 fev 2024 (Ecclesia) – A Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Braga lançou hoje uma nota sobre as próximas legislativas, marcadas para 10 de março, pedindo que a campanha eleitoral seja tempo de “combate aberto de ideias”.

“A vida política deve decorrer com responsabilidade, com um combate aberto de ideias, com diálogo franco e transparente. Tal é ainda mais pertinente no período de campanha eleitoral. Apenas assim os cidadãos eleitores podem avaliar devidamente as políticas e soluções de governo que lhe são apresentadas”, refere o organismo católico, no texto enviado à Agência ECCLESIA.

“A política não pode ser compreendida nem tratada como uma sala de audiências judicial ou uma sala virtual televisionada”, acrescenta a comissão arquidiocesana.

O documento intitula-se ‘Todos, todos, todos’, recuperando uma das mensagens centrais do Papa na JMJ 2023, com um apelo à sua “necessária concretização política”.

A Comissão Justiça e Paz de Braga pede um “permanente empenho na procura de uma concórdia no debate de opções para o futuro e um vivo combate às exclusões sociais, designadamente as que nascem das injustiças”.

Neste período eleitoral, torna-se necessário, secundando o Papa, evitar firmemente a obstrução das possibilidades do diálogo, aberto e respeitoso, em que se procure alcançar uma síntese que vá mais além das polarizações”.

A nota alerta para o “distanciamento e descontentamento” dos eleitores, propondo uma “reforma do sistema político”.

“Devemos, pois, reclamar políticas feitas de ideias, de propostas concretas, honestas e claras e de projetos formulados com transparência e sustentabilidade, traduzidas numa estratégia para o desenvolvimento do país e das suas regiões”, conclui o documento.

OC

Partilhar:
Scroll to Top